-
Arquitetos: TCU Arquitectos
- Área: 4990 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Luis Díaz Díaz
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência para idosos em Oleiros (A Coruña), tem uma área de 4.991m² e capacidade para 140 residentes. O programa se distribui em 4 pavimentos (T+III), mais um grande terraço na cobertura que proporciona um espaço privado ao ar livre.
O térreo é ocupado por um grande estacionamento com capacidade para 62 vagas, serviços gerais (lavanderia, cozinha, vestiários e depósito) e instalações. Uma das características da Residência está precisamente na concepção deste piso: em vez de pensar nele como uma base sólida - uma solução que teria peso excessivo na composição, levando em conta a altura máxima -, criamos uma base descontínua e porosa, semelhante à estrutura de um celeiro. A partir dela, três blocos lineares independentes - como exigido pela regulamentação atual - começam, transversais ao lote. Três unidades autônomas, mas ligadas por passarelas leves que conectam as áreas comuns de cada uma delas. A distribuição é claro e legível do lobby, o que permite que os residentes naveguem confortavelmente, com segurança e independência em todo o complexo. Esta característica é de vital importância no caso de uma equipamento geriátrico.
Nesse projeto, também seguimos os preceitos propostos pela Assistência Centrada na Pessoa, e foi precisamente a partir disso que foi tomada a decisão de criar Unidades de Coexistência. Cada uma delas, contida em um bloco, está disposta da mesma maneira: no espaço inicial do edifício estão áreas comuns, públicas e diáfanas, de frente para a Avenida, seguidos pelo conjunto de quartos, duplos e individuais, e um corredor distribuidor entre as duas áreas, que atua como um filtro entre o público e o privado. O hall de entrada dá lugar a uma rota agradável articulada por entradas de luz em ambos os lados e vistas sobre o térreo.
O edifício tem um teto-jardim que pode ser acessado, principalmente para o uso recreativo dos moradores. Esta quinta fachada, eminentemente verde, ganha profundidade graças à planta térrea, com terraços e arborizada.
A qualidade arquitetônica da Residência foi atestada pelo fato de ter alcançado a qualificação de Excelente no Certificado Breeam Es, uma marca de garantia construtiva, social e econômica. Além disso, o projeto das Unidades de Convivência em blocos diferenciados satisfaz, sem a necessidade de interrupções internas, as exigências de setorização para incêndios, bem como o isolamento por zonas em caso de emergência sanitária. Uma correspondência perfeita entre forma e função, uma lógica que percorre todo o projeto.