-
Arquitetos: Sarah Kahn Architect
- Área: 53 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tatjana Plitt
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi incomum desde o início. Ao invés da abordagem padrão de ampliações residenciais às casas originais, onde no mínimo dois cômodos são deixados na rua e um novo grande espaço aberto é adicionado na parte posterior; este projeto manteve todo o terraço eduardiano original parcialmente separado, e incluiu apenas uma extensão de um cômodo individual.
Os proprietários, uma jovem família, sentia terem muito espaço na casa original, porém com um anexo desconfortável e pesado dos anos 90 na parte posterior. O volume abrigava apenas a cozinha, bloqueando o acesso à face norte e a conexão com o jardim; um pequeno oásis verde que a família estimava. A família adora cozinhar, comer e entreter amigos e familiares, portanto queria criar um espaço único, com muita luz natural e diretamente ligado ao seu jardim existente.
Além da adição principal da cozinha / sala de jantar, o briefing também exigia reformas na casa original, incluindo um novo banheiro no mesmo local que o lavabo e área de serviço existentes, uma sala de temperos e a inclusão de um novo espaço de estudo, que poderia ser separado dos outros cômodos quando necessário. O restante da casa foi mantido, já que os proprietários apreciavam a casa eduardiana original, que possui quartos generosos e uma sala aconchegante, que eles valorizavam poder ser completamente separada da sala de jantar e cozinha.
O novo anexo é concebido como um volume contrastante dos quartos originais da casa. A forma maximiza o acesso à luz solar e a conexão com o jardim, sem ofuscar os jardins adjacentes. A forma da cobertura inclinada permite uma altura dramática internamente, e o ângulo sutil para a linha do telhado sobre o terraço distorce a vista de dentro para o norte e a vista de toda a vizinhança. Toda a área ocupada pela nova adição não se estende além da antiga cozinha, permitindo a retenção dos canteiros e arbustos existentes.
O interior em compensado proporciona aconchego e detalhes, uma surpresa agradável após a longa caminhada da porta de acesso da casa original toda branca com detalhes originais de época. A estrutura de madeira é expressiva e acentua o dramático forro de madeira. O espaço é inundado pela luz da fachada norte, totalmente envidraçada, e pela janela superior na face sul, que também permite a ventilação cruzada e proporciona uma vista do telhado original em telhas da antiga casa.
O novo cômodo possui paredes de carpintaria de compensado incluindo a cozinha, assim como uma área de serviço europeia e armários de armazenamento adicionais. A cozinha foi projetada para permitir que toda a família cozinhe junto e se reúna ao mesmo tempo. O espaço possui uma bancada longa de aço inoxidável com a cuba e o cooktop, e uma bancada de ilha multiúso sobre rodízios. A geladeira e a despensa estão ocultas atrás de portas de compensado, com um espaço de armazenamento ainda mais valioso.
A reforma da parte posterior da casa original inclui um grande conjunto de banheiros na área de ocupação dos sanitários e área de serviço existente, minimizando os ajustes de encanamento e mudanças estruturais nas paredes de alvenaria originais. A pequena sala de jantar foi reformulada para incluir uma sala de temperos e um espaço de estudo com uma claraboia. A lareira original foi mantida no canto trazendo um elemento original para o novo espaço. Uma grande porta no painel deslizante esconde ou revela a área de estudo, permitindo a separação quando necessário.
O projeto proporciona um ambiente acolhedor e convidativo, mantendo o charme e o caráter de época da casa, assim como as proporções graciosas dos quartos originais, com um contraste completo quando se chega ao anexo de compensado posterior. O novo volume oferece um espaço de encontros e conexão com o jardim que a família desejava, e se tornou o novo coração da casa.