-
Arquitetos: SUMO arquitectes
- Área: 5400 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Fundermax, AutoDesk, Cortizo, Ecophon, Prefabricats Pujol, Saint-Gobain, Viroc
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova escola Mar Bella é uma reforma e ampliação o de uma escola primária pré-existente que amplia sua capacidade em duas vezes. Três volumes interligados definem o edifício com área construída de 5.400m². O edifício existente, construído nos anos cinquenta, foi bastante alterado e dois novos volumes foram anexados. Dois volumes dispostos em L formam o pátio aberto da escola e comportam as salas de aula, a cantina, a cozinha e a administração. O terceiro volume está totalmente contido em um espaço público e conecta-se ao espaço de acesso restrito da escola por uma ponte que passa sobre essa praça. Possui academia, vestiários e biblioteca e esses espaços podem ser utilizados por toda comunidade quando a escola está fechada.
Os diferentes espaços do programa são flexíveis e multiusos para permitir diversas propostas pedagógicas. Amplos espaços de circulação tornam-se extensões das salas de aula e permitem atividades em pequenos grupos. As coberturas dos novos edifícios passam a complementar as áreas lazer ao ar livre, geralmente raras em grandes centros urbanos. Todas as salas de aula possuem muita visibilidade tanto para o pátio quanto para os corredores, permitindo boa iluminação e ventilação natural.
Os materiais usados são empregados em sua forma crua. Os brises são de concreto e os materiais predominantes no projeto são madeira e tecido, trazendo uma coesão ao projeto. Soluções simples, uma construção resistente e de baixíssima manutenção. Tudo isso colabora para a nova escola Mar Bella ser avaliada como um edifício com consumo energético praticamente zero. É, definitivamente, uma escola com eficiência energética, com um envelope de baixa transmitância térmica que prioriza a proteção solar e promove uma ventilação natural muito boa. Além de ter sido construída com materiais de baixa pegada de carbono. O complexo possui um sistema de energia com placas fotovoltaicas que sombreiam espaços de lazer. O edifício possui certificação energética classe A.