-
Arquitetos: After Party
- Área: 150 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Giedrius Mamavičius
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno da casa está localizado em uma área suburbana da Lituânia. Na fronteira com uma estrada local ao sul, apertada entre dois vizinhos, o terreno delimita um pedaço da paisagem, um prado suburbano perfumado em direção a um riacho exuberante ao norte. As duas condições opostas que o local enfrenta resultaram em um volume cortado ao meio com uma camada de grama abrigando o espaço de convivência inferior. Visando compensar a biodiversidade local, o telhado inclinado voltado para o norte está repleto de ervas e flores para as abelhas e pequenos insetos ao redor criando uma vista verde contínua desde as margens do rio.
Com isso, o volume seccionado garante que o jardim voltado para o rio ao norte não seja perturbado pelo sol durante todo o dia. O volume é interrompido por um grande mezanino de madeira que cria uma sensação de solidão e emoldura o rio como se fosse um cômodo fora da casa. O espaçoso mezanino induz naturalmente diversas atividades internas sob o céu aberto, que margeia uma exuberante horta, acessível a pés descalços.
O espaço interno branco age como um fundo ascético para a sala, preenchida com uma seleção cuidadosa de móveis e objetos importantes, cada um carregando sua própria história. Uma espaçosa área de convivência se encontra de frente para o rio com uma grande abertura que realça a natureza como a figura central de seu interior. As janelas orientadas para o norte proporcionam uma vista total sem superaquecer durante as estações quentes, enquanto na face sul a grande abertura do pavimento superior garante luz e calor de qualidade durante os meses frios.
Uma elevação pragmática em direção à estrada é coberta com reboco áspero escovado, aumentando a inclinação da encosta e reagindo a uma configuração mais urbana das casas vizinhas. A Casa e o Rio se recusa a se fechar para o contexto circundante, atuando como uma parte contínua da natureza em que se encontra. Libertando-se de elementos inúteis, o projeto visa inspirar um estilo de vida que valorize a experiência de viver ao invés de possuir.