-
Arquitetos: Meritxell Inaraja
- Área: 888 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Adriá Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. A “Nave”, um espaço jovem e criativo situado em Barberà del Vallès, Barcelona, nasceu da renovação do interior de um armazém industrial, que se transformou em equipamento cultural. O espaço promove atividades de criação e divulgação artística, local para shows e atividades de lazer e formação para jovens.
A proposta aproveita as virtudes do armazém existente como um espaço coberto, bem iluminado, polivalente e uma primeira grande pele protetora, ideal para abrigar múltiplas atividades, e cria um segundo e menor volume no interior; uma caixa de madeira que permite organizar atividades específicas que requeiram isolamento térmico e acústico, como workshops, salas de aula e sessões de ensaio.
A estrutura da "nave" mantém o seu estado inicial, com vestígios de pinturas e acabamentos de reformas anteriores. O desnível entre a entrada e o térreo da "nave" permite a criação de um amplo hall de entrada como varanda sobre o resto do espaço que pode ser utilizado para espetáculos e atividades de diversos formatos.
A nova caixa construída no interior, a partir de uma estrutura metálica e paredes de fechamento em madeira, surge como uma nova fachada que se projeta sobre este grande vazio interior.