-
Arquitetos: Zandigan Architects
- Área: 9 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Mohammad Hassan Ettefagh
-
Fabricantes: Knauf
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício residencial Golestan está localizado na conhecida Rua North Golestan, no bairro de Aghdasieh, em Teerã. Dada a localização do projeto, ele oferece comodidades aos apartamentos de alto padrão, que visam agregar alta qualidade à experiência de vida dos habitantes. As instalações incluem uma piscina, um lobby mobiliado e um salão de festas para atender às expectativas dos moradores.
O edifício foi concebido como uma massa dinâmica com acabamento cimento branco e tons de madeira em harmonia com as varandas verdes. Com base na morfologia das ruas ao redor, obtém-se uma vista 360 graus para a fachada do edifício e, os quatro cantos do edifício constituem as vistas principais. As reentrâncias e saliências do volume do edifício criam uma forma única que gera uma fachada dinâmica e evita as bordas monótonas de um cubo sólido.
No processo de projeto, o arquiteto não seccionou a massa do edifício horizontalmente, em vez disso, cada apartamento é considerado uma casa individual interagindo com outros apartamentos nos nove pavimentos. Cada unidade tem grandes janelas emolduradas e diferentes perspectivas da paisagem urbana e das montanhas.
Como Teerã tem um clima semi-árido frio com intensa radiação solar, os projetistas adicionaram telas de abertura como persianas nas grandes janelas para evitar a luz intensa do sol do verão. A forma dos sombreamentos é inspirada por um método tradicional de sombreamento chamado “Shenashil”, comum nas antigas casas iranianas que utiliza o padrão de roupas Bakhtaran (uma da raça persa). Cada janela e varanda é acompanhada por grandes floreiras à sua frente para criar uma atmosfera bonita e agradável tanto no interior como no exterior do edifício.
A entrada de pedestres do edifício está localizada em uma rua estreita e inclinada, por isso o arquiteto projetou um recuo no nível da entrada para criar um agradável pórtico, semelhante ao da arquitetura vernacular das casas históricas iranianas, servindo tanto aos residentes quanto aos transeuntes. Nas paredes do térreo são usadas pedras marrons quentes e azulejos azuis de vidro, em contraste com a cor branca do resto do edifício. Embora a harmonia dos materiais utilizados no interior do edifício tenha uma composição quente de pedra, madeira e texturas diversas para criar um ambiente agradável e confortável e evitar espaços aborrecidos para os residentes.