Uma casa "invisível" construída como um anexo em uma fazenda histórica está integrada respeitosamente à natureza protegida do entorno. O antigo volume da fazenda está situado em uma área rural próxima ao Fiorde de Oslo, que tem sido habitado desde a era viking. A Casa Aa foi construída como uma residência para a próxima geração da família na fazenda e foi projetada para se adaptar aos regulamentos da região, à natureza do local e ao uso como escritório e casa.
O resultado é, do lado de fora, uma casa quase invisível, perfeitamente encaixada na paisagem com belas vistas para o Fiorde de Oslo e com áreas definidas para negócios e vida familiar.
Escritório e casa. O layout da casa cria um fluxo e conexão entre funções formais e informais e combina praticidade e bem-estar. A entrada principal está localizada no lado noroeste do volume, no final de um caminho escavado no terreno a partir do estacionamento.
A segunda entrada é uma pequena escada com um pátio verde conectado a uma sala que pode ser usada como quarto de hóspedes, escritório ou sala de ginástica. A fachada sul é quase uma fachada de vidro completa com vistas fantásticas para o fiorde e grandes portas deslizantes em direção ao terraço que conectam a casa com o jardim exterior.
Uma sala de estar formal, cozinha e três quartos principais estão voltados para os generosos espaços ao ar livre. Voltada para oeste, uma sala de estar íntima está localizada no mesmo eixo do banheiro, terminando em uma área de recepção e escritório menor que funciona como um quarto de hóspedes voltado para o leste. Todos os quartos neste eixo possuem claraboias para iluminação natural.
Conectada ao seu entorno. O telhado verde funciona como um terraço superior. Um terraço inferior e jardim incluem duas fontes de água. Em direção ao leste, há uma piscina.
Próximo a ela, uma piscina menor a oeste coleta a água da chuva dos telhados e superfícies duras e possui plantas aquáticas. A água das piscinas reflete o céu e a luz da mesma forma que o fiorde e surge como uma conexão visual com o mar aberto.
A escolha do concreto como elemento primário é motivada por um celeiro do mesmo material que faz parte da fazenda. O concreto é usado para paredes, pisos, escadas e piscinas.
Pilares e vigas são feitos de aço. Madeira com vários tratamentos de superfície, como envernizada e carbonizada, é usada para o interior. Painéis externos de madeira são feitos de cedros. Os pisos internos são de concreto polido e continuam nos terraços externos. Isso conecta a casa ao jardim e à área da piscina confundido os limites entre o interior e o exterior.