-
Arquitetos: Ventura + Partners
- Área: 11740 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:António Teixeira, Nelson Garrido
-
Fabricantes: Farcimar, PADIMAT, Schmitt+Sohn, TopMarmi, XPZ madeiras, panoramah!®
Descrição enviada pela equipe de projeto. Num diálogo com a Natureza, o Essenza respira o mar do Atlântico e olha diretamente os 83 hectares de áreas verdes do Parque da Cidade do Porto, em Portugal. Dominado por linhas marcantes e envidraçados com geometrias acentuadas, o Essenza sugere um diálogo harmonioso entre a rigidez dos materiais e as formas orgânicas da paisagem natural, procurando a melhor integração com a área onde se enquadra.
A tridimensionalidade da fachada é criada através dos rasgos geométricos que recortam o betão, provocando a imponência no edifício. É como se houvesse uma reação do corpo em cada rasgo; uma espécie de empola. Criando a ilusão de ondulação e movimento, o efeito geométrico é adaptado na fachada virada para o parque – onde as aberturas são muito maiores e o efeito de saliência menor – de modo a conferir um caráter unitário ao edifício.
A sustentabilidade e a eficiência energética são duas características nucleares do Essenza. O aquecimento da água é feito através de painéis solares para acumulação centralizada, que é depois distribuída para acumulação individual por fração, tratando-se de um sistema mais eficiente do que os de produção instantânea. A energia por utilizar não é desperdiçada e aquece as piscinas do quinto piso. Destacam-se ainda, e a título de exemplo, os sistemas de ventilação utilizados – que levam a uma redução de dois terços do consumo energético – e a instalação de caldeiras de condensação, que permitem não só poupanças energéticas como a redução das emissões de CO2 para a atmosfera.
O Essenza foi desenhado para ser vivido, cruzando a tecnologia com uma seleção de acabamentos de luxo para proporcionar o máximo conforto e funcionalidade aos seus habitantes. Além do sistema de domótica, destaca-se, neste contexto, o pavimento com aquecimento radiante em carvalho europeu com velatura branca nas zonas de circulação, quartos e salas, ou o mármore carrara das casas de banho – cujos blocos foram selecionados pela Ventura + Partners diretamente em Carrara, tendo sido trazidos de Itália e cortados, tratados e totalmente preparados em Portugal.
Encarada como elemento fundamental da qualidade de vida, a harmonia estética é uma das pedras angulares do edifício. Na fachada, a geometria das aberturas é enriquecida, por um lado, através do brilho do alumínio dourado dos caixilhos minimalistas e, por outro, através da cor e vegetação introduzida na fachada de tom branco pelas floreiras.
O edifício residencial dá continuidade à linguagem da envolvente, contribuindo para a sua valorização do ponto de vista arquitetónico e construtivo. Beneficiando da proximidade com o parque, o Essenza promove a extensão dos seus espaços num casamento sustentável entre arquitetura e natureza.