-
Arquitetos: Zanatta Figueiredo
- Área: 80 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Luciano Sessa
-
Fabricantes: Bertha Home, Dalle Piagge Ladrilhos Hidráulicos, LeW Marcenaria, O Marmorista, Serralheria Forchela, Synn Luz
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório assumiu a encomenda de projeto e obra para a reforma de um apartamento para uma futura moradora fotógrafa, situado no centro de São Paulo. A premissa de projeto foi aproveitar ao máximo a infraestrutura existente de hidráulica e elétrica do apartamento recém-reformado, além de adaptá-lo às necessidades da cliente. A estratégia, partindo de um orçamento controlado, foi organizar o layout através de um desenho criterioso e retirar o máximo de expressão das superfícies existentes e dos mobiliários, evitando o uso demasiado de elementos construtivos.
Elaborou-se então composições de marcenaria junto da estrutura de concreto exposta e de setores de parede descascada, revelando o tijolo maciço original do apartamento, gerando contrastes de textura ao longo dos ambientes, porém unificados com uma cor única. Como grande gesto de intervenção espacial, optou-se por retirar as paredes que dividiam o quarto de solteiro, tornando-o um espaço multiuso: Através de uma cama retrátil embutida na marcenaria, o espaço pode ser usado tanto para escritório, quanto para a prática de yoga, além de acolher eventuais hóspedes. As marcenarias foram pensadas em acabamentos distintos, de acordo com cada proposta: Móveis puramente funcionais foram pintados na mesma cor das paredes, de modo a atuar como limitadores e organizadores do espaço.
A madeira freijó se apresenta em itens cruciais de organização do espaço e decoração, como a mesa de trabalho e estante com a coleção de máquinas fotográficas da moradora. A lâmina de madeira ebanizada foi utilizada na cozinha e, junto da pedra em granito preto São Gabriel, cria uma atmosfera uniforme, ainda que gerando uma dinâmica de diferentes texturas e reflexos. Esta “massa” escura se desintegra em um estante de serralheria preta na direção da sala, e molda a base da mesa-ilha em teca, elemento agregador e central do layout do apartamento. Finalmente, os banheiros têm como protagonistas as superfícies em ladrilho hidráulico, dotando os ambientes de grafismos e identidade tectônica.