-
Arquitetos: TERROIR
- Ano: 2018
-
Fotografias:Adam Gibson
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa de três quartos com um ateliê. O desenho surgiu de uma conversa com o cliente que se encantou pelas vistas espetaculares deste terreno mas não queria uma visão simplificada e infinita. Baseou-se, portanto, na premissa de direcionar e enquadrar vistas específicas desde cada cômodo.
A planta é organizada em torno de três enquadramentos distintos no terreno voltado para o norte; o ateliê tem vista para o Tea Tree Valley; a sala de estar para o The Coal Valley; e a cozinha direcionada para a vila de Richmond. Os espaços privados aninham-se na colina, na parte posterior do terreno, onde a planta se curva para seguir contornos topográficos, aproximando estes quartos das árvores casuarinas. O interior apresenta um teto branco facetado que sobe e desce conforme o usuário se move pela casa, lembrando as colinas quando cobertas pela névoa baixa e suave que flui pelo vale.
A forma desta casa, tal como acontece com tantos projetos do escritório, chegou ao final do processo de desenho como consequência das decisões tomadas com o cliente sobre como se pretendia ocupar o terreno e quais vistas seriam priorizadas. Essas relações - tanto as vistas distantes através do vale quanto os encontros próximos com a vegetação no local - resultaram em uma planta em forma de estrela permitindo que os programas fossem organizados diretamente em resposta a essas vistas.