-
Arquitetos: AC ARQUITETURA
- Área: 454 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Matheus Moura
-
Fabricantes: ALUC, AutoDesk, Brasilite, Carbono Design, Cerâmica Portinari, Cremme Design, Elettromec, Gauss Revestimentos, Gustavo Bittencourt, HUGO MADEIRAS NATURAIS, Lurca Azulejos, MAC Móveis, MAIS 55 DESIGN, MARBRÁS MARMORARIA, Mula Preta, MÁRIO TOMÉ MARCENARIA, Rejane Carvalho Leite, Tintas Coral, Trimble, estudiobola
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Verde foi um projeto que nos confiado por um jovem casal, que trouxe um programa de necessidades desafiador e com características bem particulares. Ao alinharmos os anseios às condicionantes do projeto, percebemos que a resposta arquitetônica seria a integração entre interior e exterior, ao passo que, por meio da implantação de áreas verdes, com muitas folhagens, a privacidade pudesse ser preservada. A integração entre interior e exterior possibilitou ganho de iluminação natural plena, ora filtrada por elementos vazados, ora por uma vegetação densa, trazendo ao projeto uma arquitetura muito aconchegante e integrada a natureza.
Fora adotado um conceito contemporâneo de vivenciar os espaços e uma arquitetura também contemporânea, que mistura elementos atuais e conceitos modernistas expressos nos cobogós e painéis de azulejo.
O partido arquitetônico adotado foi a organização hierárquica dos acessos (principal, garagem e serviços), com o intuito de buscar uma melhor implantação da edificação no terreno, que fica localizado em uma esquina no condomínio. Os acessos principal e de serviços ficaram na via mais larga e a garagem em uma via secundária, assim, conseguimos definir melhor a setorização das atividades e ambientes.
Sendo assim, definindo os acessos em posições opostas, definimos também que os setores, social e serviços, ficariam opostos ao íntimo e um grande vão com cobertura tipo borboleta, onde se encontra a área de churrasqueira, conectaria os setores.
Um dos pontos altos deste projeto, sem dúvidas foi a cobertura em formato “borboleta”. Apesar da plástica que envolve esta solução de telhado, o mesmo foi pensado com o objetivo de resolver a problemática do projeto, onde teríamos que conectar os dois blocos, sendo o primeiro térreo (social e serviço) e o outro com dois pavimentos (área íntima) e esta solução pousou sobre a arquitetura.