-
Arquitetos: CHX Arquitetos
- Área: 295 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pedro Kok
-
Fabricantes: Alex Alves Gabriel, Art Final, CHX Arquitetos, Casa dos Portões, Deca, Jmar, Marcenaria Santana Dourado, Metalgrade, Proveraço, Scala Técnica, Serginho Carpintaria São Carlos, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em um lote urbano com vizinhança consolidada na região central da cidade de São Carlos, interior do Estado de São Paulo, o projeto para esta residência opta por uma configuração volumétrica voltada para o interior do lote com a intenção de garantir o máximo de privacidade aos moradores. O paisagismo, intrínseco à arquitetura, foi projetado concomitantemente e tem função fundamental na conformação dos espaços, composição dos planos de fundo e controle de temperatura e incidência solar.
As empenas estruturais laterais associadas à malha ortogonal de vigas metálicas e também à escolha por uma ocupação com orientação frente-fundo resultam em uma implantação atípica de cheios e vazios. Os ambientes são conectados às áreas ajardinadas, garantindo iluminação e ventilação naturais além de possibilidade de expansão dos mesmos, tornando sutil o limite interno x externo.
No pavimento térreo, a distribuição dos ambientes de uso comum e suas inter-relações são organizadas pelo posicionamento de suas aberturas e controladas por elementos com permeabilidade visual, sejam eles construídos ou vegetados. A garagem e o escritório são independentes do restante da residência e estão no limite da fachada frontal, mantendo contato visual direto com a rua por meio de um ripado metálico.
Uma única sala generosa integra toda a área de uso comum, incluindo a área de lazer, e se abre para o arborizado jardim aos fundos. No pavimento superior, onde estão locadas as suítes e áreas íntimas, mantem-se a mesma lógica de filtro visual e expansão dos ambientes, neste caso para varandas íntimas ou lajes jardim de uso comum.
A escolha dos elementos construtivos reforça a intenção de manter ligação visual em todo o projeto, seja entre os ambientes internos e seus jardins, entre os pavimentos e até mesmo entre a residência e a rua. O elemento vazado em concreto (desenvolvido pelo escritório com apoio de parceiros), por exemplo, caracteriza o plano frontal autoportante que traz sobriedade e leveza à fachada. Já os planos de piso das varandas e circulações externas são em grade metálica, mantendo a incidência solar no pavimento inferior.