-
Arquitetos: Inception Architects Studio
- Área: 400 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: BRUMA, Bloomwall, Cimenteira do Louro, DANOSA, Focus, Neolith, Revigres, Sanindusa, VMZINC
Descrição enviada pela equipe de projeto. A PS House insere-se numa freguesia de baixa densidade urbana situada na periferia da cidade de Braga, na estrada que faz a Braga-Guimarães. O terreno apresenta um formato aproximadamente rectangular, e insere-se numa zona de acentuada encosta, com desníveis e morfologia sinuosos. Está orientado no sentido Norte/Noroeste e voltado para uma pequena zona de vale, situada junto a um pequeno aglomerado urbano e a alguns campos de cultivo.
As valências da moradia desenvolvem-se em três pisos voltados a Norte, descendo no terreno, acompanhando e ‘abraçando’ o desnível que o mesmo oferece, numa coerência de hierarquia funcional em altura e cuja progressão espacial se faz no sentido descendente, ou seja, área funcional, área social e área privada.
A habitação pousa no terreno numa solução de ‘socalcos’, acompanhando o seu desnível e a sua morfologia, numa volumetria que se define em três blocos encaixados. Cada um destes blocos corresponde a três diferentes zonas funcionais da casa, que se organiza num programa simples e nada complexo: Área Funcional [volume acima da cota de soleira: 100.00m] Área Social [volume implantado à cota 97.00m] Área Privada [volume implantado à cota 94.00m].
Todo o interior da habitação procura o espaço verde circundante e as extensas vistas, e a sua implantação evidencia o máximo de respeito pela sua envolvência e entorno natural, bem como o aproveitamento da zona mais favorável do terreno para a implantação do edifício e das suas idílicas zonas exteriores.