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Arquitetos: Localworks
- Área: 2 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Will Boase Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. As duas escolas primárias, projetadas para atender cerca de 350 alunos cada, estão localizadas nas adjacências imediatas do Parque Nacional do Vale do Kidepo, em Karamoja, nordeste de Uganda. Elas fazem parte do programa 'Classroom Africa' da African Wildlife Foundation. Este programa visa fornecer incentivos à população local para proteger a vida selvagem e começar a experimentá-la como uma oportunidade e não como uma ameaça à sua subsistência. Uma das escolas foi construída na zona de transição do parque e a outra em uma vila agrícola próxima, ambas com a ambição de multiplicar a influência entre os estudantes das escolas e suas comunidades vizinhas.
Devido ao afastamento dos terrenos e aos altos custos de transporte associados, os materiais de construção foram cuidadosamente selecionados para serem adquiridos localmente e construídos com mão-de-obra local sempre que possível. A área do Kidepo tem uma bela pedra local, utilizada para as fundações quase neutras em carbono e paredes de plinto. As pedras foram coletadas pelos habitantes locais num raio de 3 km do local e dispostas em formações semi-secas, criando uma subestrutura de imersão na água. As paredes utilizam blocos de solo estabilizados (CEBs) de face justa e compactados manualmente formados no local, um material que apresenta uma alternativa muito mais ecológica ao "tijolo de aldeia" comumente usado, a principal causa do desmatamento em Uganda.
As treliças do telhado de aço foram projetadas usando perfis de aço esbeltos, do tamanho mais comumente usado para janelas e portas; a ideia foi otimizar o projeto para que toda a estrutura primária do telhado das duas escolas coubesse em um único caminhão. A ideia não era apenas minimizar os custos de transporte, mas também reduzir o peso de cada treliça a tal ponto que elas pudessem ser içadas no local por força muscular. Painéis deslizantes de aço formam janelas e portas, multicoloridas, inspiradas no design das joias locais, proporcionando uma resposta robusta e com manutenção eficiente aos requisitos de proteção e sombra.
Um cuidado especial foi dado ao projeto de paisagismo, visto como a chave para promover uma melhor relação entre as pessoas e a natureza. As árvores e arbustos existentes foram protegidos, as espécies locais adicionadas e formas inovadoras de agricultura apropriada foram introduzidas na forma de fazendas e jardins de demonstração. Enquanto a escola em Geremech foi projetada com a imagem de uma "escola de savana", a escola Sarachom reflete sua localização dentro de uma zona agrícola na estrutura de um jardim de demonstração.
No total, 21 edifícios distribuídos entre as duas escolas, cada um com nove salas de aula, reforçam a visão da AWF de integrar paisagens deslumbrantes na escola, amigável ao ambiente em que foram implantadas, elevando as percepções preexistentes dos materiais indígenas. As construções são dependentes da ventilação passiva para alcançar o conforto térmico interno. Uma combinação de massa térmica e orientação do edifício usada para minimizar a entrada direta do sol, provou ser uma estratégia passiva eficaz para evitar o superaquecimento, sem a utilização de equipamentos de alta tecnologia de energia intensiva. Tecnologias apropriadas incluem coleta semi-centralizada da água da chuva, energia solar, fogões a lenha eficientes e banheiros 'aquaprivy'.