-
Arquitetos: Atelier Data
- Área: 230 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Richard John Seymour
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio de arquitetura e design Atelier Data concluiu um projeto residencial na região do Algarve, em Portugal, transformando um antigo moinho familiar em uma casa de férias com cinco dormitórios.
A Casa Cabrita Moleiro já foi administrada pelo avô da família Cabrita, que levava um típico estilo de vida rural algarvio. Desde então, a região tornou-se um destino popular de férias, e o moinho ficou sem uso. O terreno era composto de um série de habitações rurais tradicionais: uma pequena casa; um moinho; uma eira para a colheita de grãos; e um pequeno curral para o gado. O Atelier Data, impulsionado pelo desejo de remodelar as estruturas existentes, integrou-as ao novo projeto, criando uma série de espaços internos e externos que celebram a paisagem ao redor, enquanto fornecem uma série de áreas privadas.
O projeto foi inspirado no estilo vernáculo local. A 'Açoteia Algarvia', uma cobertura plana para observação do mar e secagem dos produtos ao sol, foi reinterpretada e introduzida nas novas estruturas. Uma série de volumes geométricos e vazios esculpidos proporcionam pátios privados aos quartos, enquanto janelas, varandas e terraços emolduram estrategicamente a paisagem árida circundante e o Oceano Atlântico.
A cozinha, a sala de estar e a piscina constituem a área social central da casa, a partir de onde uma série de áreas privadas são distribuídas. Três suítes estão localizadas no primeiro volume construído que é distanciado da antiga parede exterior da casa do moinho, formando uma seqüência de pátios externos que proporcionam áreas privadas ao ar livre. Acima, um terraço no telhado com jacuzzi toma proveito das vistas privelegiadas sobre o mar. Mais duas suítes compõem um segundo volume, que se destaca devido a sua geometria, com vistas livres para o mar.
No centro do edifício, há um pátio externo ao redor do qual as diferentes áreas e volumes são distribuídos. Este pátio possui espécies vegetais locais e rochas que contribuem para proporcionar um ambiente fresco para lidar com o clima quente da região. Este espaço também atua como um "divisor" da residência, permitindo-lhe agir como uma casa de férias de cinco quartos ou uma casa de dois quartos com um anexo de três quartos.
“A Casa Cabrita Moleiro é um espaço residencial flexível que pode acomodar várias possibilidades de uso e compartilhamento", dizem os arquitetos.
A reforma utilizou elementos e materiais obtidos localmente, que foram reciclados ou mantidos expostos. Juntos, eles contribuem para o caráter contemporâneo, minimalista e rural da casa. Os arquitetos deram prioridade a uma estética autêntica que seja fiel à natureza rural do local. Isto inclui o uso de madeira reutilizada da via férrea, disposta em um padrão lúdico no pavimento do pátio, combinada com pequenos seixos. As portas feitas de tábuas de madeira dispostas verticalmente foram pintadas de branco, assim como a cobertura estrutural de concreto feita no local. Os pisos de concreto polido contribuem ainda mais para um interior minimalista.