-
Arquitetos: Waechter + Waechter Architekten
- Ano: 2021
-
Fotografias:Brigida González
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um edifício de três andares abraça os documentos do arquivo de forma protetora - o "santuário" aurático sem janelas ergue-se desde a estrutura protetora alongada como um baú de tesouro. O volume tem uma localização central e abriga os acervos do Arquivo Histórico e da Biblioteca de Imagens Renano. Os ateliês e laboratórios, bem como as áreas públicas, encontram-se na estrutura edilícia em forma de anel. Um pátio interno longitudinal é inserido entre volume e a faixa protetora, o verde do parque vizinho ao sul continua no interior.
Em termos de planejamento urbano, o conjunto de edificações do instituto terá continuidade. A praça em forma de funil voltada para a Luxemburger Strasse serve de átrio para trocas e encontros antes ou depois da visita e como entrada para o parque planejado. Mesmo antes de entrar no edifício, a fachada generosa oferece um vislumbre do espaço de exposição, através do foyer, do pátio interno e da fachada do prédio. A sala de leitura do pavimento superior também se abre como vitrine para o espaço urbano através da fachada transparente e expressa assim a importância do edifício como arquivo do cidadão.
Na parte interna, os visitantes são recebidos por uma série de salas fluidamente interligadas para exposições, palestras e discussões, aprendizado e pesquisa, espaços com densidade e largura variadas. A sala de exposições do térreo e a sala de leitura do pavimento superior, revestidas com madeira abeto esbranquiçada, são convidativas e alegres e, ao mesmo tempo, proporcionam um ambiente agradavelmente calmo. Grandes mesas de leitura e uma biblioteca de acesso aberto oferecem um local ideal para pesquisas; relações visuais variadas contribuem para uma atmosfera de abertura e comunicação. O foyer de dois andares com acesso semelhante a uma galeria conecta as duas áreas e encanta os visitantes com sequências espaciais marcantes ao longo da fachada no pátio interno. A partir daqui, o olhar vagueia para a exposição e para a sala de leitura, bem como para o pátio interno verde e para o depósito.
Uma imagem variada de luz e sombra, dependendo da incidência solar, emerge no bronze da arquitetura em suas múltiplas arestas. Protegidos por uma fachada sem janelas, os documentos do Arquivo Histórico e da Biblioteca de Imagens Renano são armazenados com segurança em prateleiras e armários. A disposição compacta e a localização ideal de cada depósito, bem como a construção maciça do espaço, garantem a estabilidade climática necessária para o armazenamento seguro e permanente dos arquivos.
Do acesso em forma de anel, diversas vistas das árvores e gramíneas dos pátios internos são enquadradas. As fachadas com brise de lâminas verticais e horizontais parecem completamente diferentes dependendo do ângulo de visão - abertas e fechadas ao mesmo tempo. A construção permite o aproveitamento ideal da luz natural, ao mesmo tempo em que os frisos profundos protegem os ambientes da luz solar direta. A fachada, com suas cores variáveis do bronze e o jogo de luz e sombra em constante mudança, confere uma contribuição significativa para atender aos requisitos de alta energia e conservação para a climatização interna de uma maneira sustentável. O volume incorpora a reivindicação e a autoimagem do Arquivo Histórico e da Biblioteca de Imagens Renano como um tesouro de história e como um espaço convidativo para pesquisa e intercâmbio.