-
Arquitetos: Terreros Arquitectos
- Área: 3275 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:César Béjar
-
Fabricantes: AutoDesk, Cemex, Maherpa, McNeel, Perfiles Santa Lucía, Santiago Callejas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado no bairro de Álamos, no centro sul da Cidade do México. Baseado na premissa de se integrar na área e gerar um micro-ecossistema, é distribuído em três volumes: o primeiro, paralelo à rua, que funciona como fachada e estabelece a relação entre o edifício e a cidade, e dois outros volumes perpendiculares, com pátios internoss. As conexões tornam-se uma parte essencial do desenvolvimento.
O objetivo é gerar uma relação entre o interior e o exterior através de um pátio central que liga estes três corpos no térreo, simulando os bairros antigos e emblemáticos da cidade, enquanto pontes de aço ligam os edifícios nos níveis superiores. Doze apartamentos estão localizados dentro dos dois volumes traseiros. Tendo em mente que a maioria das habitações está localizada nestes volumes, o objetivo é conferir valor agregado ao projetar mais unidades privadas através da inserção de quatro pátios internos, dois por edifício, criando assim vistas para as mesmas áreas e alcançando melhor iluminação natural para todos os espaços.
Dezenove unidades habitacionais estão divididas em cinco tipologias, variando de 60 m2 a 115 m2, respondendo às exigências de uma sociedade em transformação. O edifício é construído com elementos duráveis como concreto, vidro, tijolo, aço e madeira. Ele compreende e respeita a vizinhança em que está localizado, apelando para a predominância do maciço sobre o vazio para se integrar ao local. A imperfeição dos materiais naturais é combinada com a busca da perfeição no trabalho com eles. Isto dá ao edifício um caráter artesanal que evoca as raízes de nossa cultura.