-
Arquitetos: NORRØN Architects
- Área: 600 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Torben Eskerod
Descrição enviada pela equipe de projeto. A mais recente adição ao portfólio do NORRØN, escritório baseado em Copenhague, é o projeto Åstrup Have - uma nova fazenda recreativa voltada para o Haderslev Fjord e construída sobre o ideal de sonho do campo. Concebida em torno de conceitos de produção de alimentos biodinâmicos, criação de animais que pastam livremente e "farm-to-table" (da fazenda para a mesa, em tradução livre), Åstrup Have evoca a tradição vernacular de construção da região e reinterpreta inquisitivamente a tradicional fazenda dinamarquesa.
O edifício remotamente localizado, cercado por uma paisagem cênica do campo, saúda os visitantes através de empenas recortadas que surgem do chão e se elevam para o céu - particularmente na entrada a partir da avenida. Organizado em torno de um pátio central que unifica as asas do edifício, Åstrup Have se ergue como uma estrutura de concreto de quatro alas, cada uma delas equipada com um portão aberto através do qual o ambiente rural circundante se revela.
Os volumes agrupados, organizados como um anel ao redor do pátio central, são construídos a partir de painéis de concreto cru com juntas de dilatação preenchidas com latão dispostas como uma grade fina na fachada.
Como um relevo dourado esculpido nos painéis de concreto bruto, as juntas de latão suavizam o edifício e, como tal, ressoam com vernáculo local, onde as juntas e objetos metálicos outrora eram embutidos nas antigas fachadas e serviam como generosos acréscimos à cultura de construção regional. Quando atingido pela luz, aparece um frágil jogo de sombras, resultando em um forte contraste atmosférico entre o bruto e o refinado.