-
Arquitetos de interiores: ATELIER MOZH
- Área: 150 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:FUSION
-
Fabricantes: BANG & OLUFSEN, FLOS, LG Hausys, ZANOTTA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Atelier de Pintura Lieu está localizado no Distrito de Alta Tecnologia de Xi'an. Os clientes queriam criar um espaço artístico dentro do tecido urbanizado para atender às solicitações funcionais flexíveis de ensino, vivência, comunicação e exposição, etc.
O estúdio fica na esquina noroeste de um prédio de escritórios alto, o que proporciona um longo período de luz constante ao norte e a vista de um lindo pôr-do-sol. A tradicional estrutura com armação central permite que o espaço seja cercado por colunas maciças, criando tensão com o espaço de pé-direito baixo sob o teto original da chapa de fixação de alumínio. Procuramos manter e enfatizar esta noção de força extraindo a linguagem espacial em três componentes: a coluna, o teto e o piso. Revestimos e deformamos as colunas existentes e colocamos as funções de armazenamento dentro das novas colunas não-estruturais.
Respondendo a uma variedade de solicitações funcionais, introduzimos a forma de um círculo no espaço principal. A característica de um círculo de centrípeto e centrífugo funciona naturalmente para reunir e dispersar as pessoas. Os visitantes podem cercar o artista, ouvir, discutir e compartilhar, ou escolher aleatoriamente um canto para focar no objeto ou modelo e imergir nas criações. Os dois trilhos para pendurar pinturas e cortinas oferecem a possibilidade de uso flexível em múltiplos cenários.
As áreas auxiliares formam um longo espaço que conduz os clientes para dentro. Através da linguagem contínua de um círculo no teto, o espaço é visualmente ampliado através dos espelhos nas prateleiras. Os armários fixos dividem as áreas mais privadas, como a recepção e a mesa de trabalho, e as aberturas nos armários mantêm a comunicação com a área de pintura.