-
Arquitetos: Adolfo Mondejar, Francisco Figueroa Astrain
- Área: 445 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: ANODAL, Corblock, Edificor, Giunta Muebles, Jonhson, iluminar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em um condomínio fechado, na periferia da cidade de Córdoba. O programa é muito interessante devido às relações familiares e as características de cada um dos seus moradores. A parte posterior da casa está voltada para a face norte, assumindo assim uma feliz coincidência entre as orientações e a busca de privacidade da rua.
A planta foi projetada em forma de U, aberta para o leste, onde a orientação começa a definir a proposta. O volume é térreo, garantindo que os espaços diurnos sejam rodeados pelo jardim, com diversas plantas aromáticas que configuram um ambiente espacial à percepção dos seus ocupantes, enquanto os espaços noturnos ocupam o outro lado da casa.
A cozinha e as áreas de estar são separadas e mantêm uma proporção semelhante devido às relações estabelecidas pelos seus habitantes. A entrada é proposta por um pátio que garante uma dupla relação com o verde do interior.
A casa pode ser fechada ou aberta graças a um duplo filtro de proteção solar móvel, feito de painéis de alumínio anodizado que torna isso possível. Na fachada, este mesmo brise atua como uma estrutura que fecha e nega os espaços da rua, reforçando ainda mais a relação com o pátio interior.
A construção possui uma estrutura de lajes de concreto aparente sobre alvenaria autoportante e uma parede dupla de tijolos pretos, dando uma nova percepção do interior e do exterior. As coberturas são planas e compostas em diferentes alturas pelo travamento de suas vigas de apoio feitas de concreto aparente. O pátio em forma de U é fechado com uma área social e churrasqueira, que pode ser acessada independentemente das áreas residenciais.
A casa tenta se afastar da estética das casas em condomínios fechados em termos de escala e identidade, em uma busca sintética por sua expressão morfológica e cromática.