-
Arquitetos: Skidmore, Owings & Merrill
- Área: 94049 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Seth Powers
Descrição enviada pela equipe de projeto. A sede do Shenzhen Rural Commercial Bank consiste em uma torre de 158 metros de altura e 33 andares localizada ao lado de um parque público, no centro de um dos principais distritos comerciais de Shenzhen. O projeto considera o clima tropical da região por meio de várias soluções sustentáveis de design.
Elementos naturais como a água e o vento são as principais inspirações utilizadas para o desenvolvimento deste projeto. São representados em elementos como na cascata que percorre vários andares até chegar no saguão principal, como também, nos veios do mármore que reveste as paredes que abrigam os elevadores e no uso de um sistema misto de ventilação natural que permite a renovação do ar das principais áreas comuns e dos escritórios. Nos átrios, uma trama que percorre a torre até seu topo e as janelas automatizadas em todos andares de escritórios formam um sistema dinâmico, permitindo que o edifício “respire” durante os momentos que o clima está agradável em Shenzhen.
Pela tradição da SOM em soluções estruturais inovadoras, o projeto incorpora um diagrid bem aberto que tem dois principais objetivos. Um é proteger o edifício da incidência da luz solar direta, algo muito relevante já que a região tropical sofre com a insolação excessiva nas edificações. Dessa forma, a insolação dentro do edifício diminui em aproximadamente 34 por cento e reduz o efeito de ofuscamento nos escritórios. O segundo objetivo é criar uma planta livre, sem colunas, possibilitando uma variedade de layouts. O espaço interior resultante é definido por uma parede de vidro na periferia do edifício com uma proteção solar automatizada que garante os níveis ideais de iluminação natural dentro da torre.
Adjacente ao saguão principal da torre, uma área bancária privativa em tons de vidro e bronze possui paredes duplas de alto desempenho que fornecem conforto ambiental e privacidade para as salas de reuniões e para um espaço de exibição de obras de arte. Espelhos d'água, pavimentação em granito cinza, áreas de estar e elementos paisagísticos definem os espaços da entrada principal e formam pequenos jardins na base da torre, conectando-se ao parque público vizinho, uma peça central do plano diretor deste distrito.
O trabalho da SOM na sede do Shenzhen Rural Commercial Bank uniu arquitetura, engenharia mecânica, elétrica e hidráulica, estrutural e civil. A torre almeja a certificação LEED Platinum e China Green Star.