-
Arquitetos: Kengo Kuma & Associates
- Área: 4879 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Kawasumi Kobayashi Kenji Photograph Office
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na entrada do Instituto de Tecnologia de Tóquio projetamos uma "plataforma" para abrigar atividades estudantis. Para manter uma visão clara da torre do relógio, um marco no campus, a maior parte do edifício fica no subsolo. Acima do solo, o edifício assume uma forma exuberante, integrando-se perfeitamente com a paisagem circundante.
A cobertura, que é composta por uma arquibancada com vegetação, ressoa com a parede inclinada verde da biblioteca adjacente, criando, de forma conjunta, um vale verde. O vale verde como um novo espaço verde para incentivar atividades para os estudantes.
A divisão entre o espaço interior e a paisagem exterior é diluída pela continuação da paisagem escalonada para dentro do edifício. Isto permite que atividades como grupos de estudos e oficinas conjuntas sejam realizadas simultaneamente em diferentes níveis. O espaço flui ambiguamente sem divisões espaciais claras, estimulando os sentidos dos usuários tanto visual quanto fisicamente.
A fim de considerar as muitas condições complexas do local, primeiro determinamos o perfil geral do telhado, seguido pelo desenho dos degraus em forma de faixa das arquibancadas que se dispersam. Isto resultou em uma cobertura com uma silhueta que se assemelha à paisagem de um delta de rio que deságua no campus. Ao expor a estrutura torcida que suporta o telhado, o espaço interior proporciona uma certa fluidez. Duas paisagens arquitetônicas foram criadas, a exterior e a interior, relacionadas entre si em uma harmonia ressonante.