-
Arquitetos: Bio-architecture Formosana
- Área: 28580 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Studio Millspace, Yue-Lun Tsai
Descrição enviada pela equipe de projeto. A modulação no projeto de um edifício urbano de grande escala é essencial para garantir que sua construção seja mais eficiente e para que se tenha menos desperdício de recursos. Além de poder trazer a possibilidade da estrutura ser desmontada para seu reuso, se necessário. Conforme o diagrama, a Aldeia Circular é composta pelo conjunto das quadras circulares (onde ficam os apartamentos) somado ao chamado Campo Circular que, por sua vez, contém a Casa C, a Casa E e a Horta C. A Casa C (casa circular, ou c-house) funciona como a sala de estar da aldeia, a Casa E (eco-house) como cozinha, enquanto a Horta C é onde os alimentos são produzidos.
Em um sistema econômico circular, os materiais são reutilizados e os resíduos são minimizados. O projeto levou em consideração o ciclo de vida inteiro da construção, desde sua montagem até sua desmontagem. Alguns materiais utilizados na construção são proveniente de processos de reuso ou reciclagem como, por exemplo, o madeiramento da estrutura da Casa E, que foi recuperado da demolição da TaiSugar, enquanto seus trilhos ferroviários foram utilizados como cerca no perímetro do terreno.
Além disso, as chapas de madeira dos prédios antigos foram tratadas e reutilizadas como batentes da porta da Casa C. Para reduzir as emissões de carbono, optamos por materiais como CLT (madeira laminada cruzada) e isolamento térmico feito de vidro proveniente da reciclagem de LED, tanto nas paredes externas como nas internas
Devido a preparação para uma possível desmontagem, escolheu-se uma estrutura em aço em vez de concreto armado. Componentes modulares de construção, como placas de concreto pré-fabricadas, venezianas de metal para a fachada e painéis pré-fabricados para lajes, foram usados em conjunto com uma modelagem BIM para alimentar o banco de dados da BAMB (projeto que age em favor da economia circular nas construções). Reforçando o espírito da economia circular, o elevador, a iluminação, os móveis e as instalações sanitárias são alugados em vez de comprados.