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Arquitetos: Mert Uslu Architecture
- Área: 2000 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Zm Yasa Architectural Photography
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Fabricantes: Daikin, Kale, Novawood, Teknoen, VitrA, Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Devido à interferência humana, as alterações no ambiente natural estão afetando a condição para a existência da vida hoje. Portanto, houve a necessidade de desenvolvimento de novas estratégias e técnicas relacionadas atividades vitais (como alimentação e moradia) que se adaptassem a essas transformações. Não há dúvidas sobre a importância dos efeitos dos avanços tecnológicos, tanto negativos quanto positivos, sobre questões que afetam o mundo todo. Assim, parece não ser errado comparar os avanços tecnológicos aos dois lados de uma mesma moeda.
Apesar de que esteja muito claro que o rápido crescimento tecnológico pós anos 2000 prejudicou os meios naturais, é evidente que as soluções para essas questões também virão por meio dos avanços tecnológicos, também. Por esse motivo, essas questões ambientais são muito estudadas hoje, já que, com o passar do tempo, a ameaça à vida na Terra se torna ainda mais urgente. Espera-se que essas pesquisas gerem soluções para problemas ambientais como o aquecimento global, mudanças climáticas e a degradação do solo. O projeto, que será implantado em Sasalı, no distrito de Çiğli de İzmir, foi pensado para incentivar a educação ambiental e a produção científica. Para tanto, esse projeto abriga campos agrícolas variados dedicados às pesquisas, estufas, um mercado ecológico, um salão multiuso, salas de treinamento, instalações administrativas, laboratórios, uma biblioteca e salas de serviços técnicos. Dispostos em linha, esses espaços formam o chamado bioswale (ou bio-bulevar) que, ligado ao principal eixo de circulação, se torna elemento central deste projeto.
Essa forma linear permite que os usuários vivenciem o funcionamento do instituto enquanto aprendem durante a visita. A entrada principal é feita pela extremidade norte. A partir dela, a circulação leva os visitantes / usuários pelos espaços educacionais (como laboratórios e bibliotecas). Os espaços educativos e os espaços agrícolas (como estufas e jardins verticais) são separados pelo Eco bazar que surge no trajeto. Os campos de atividades agrícola, localizados após a área do Eco Bazar, convidam os usuários a observar e experimentar diferentes técnicas de cultivo. O percurso pelo projeto termina com os campos agrícolas experimentais localizados no extremo sul do local.