-
Arquitetos: Natura Futura Arquitectura
- Área: 160 m²
- Ano: 2022
-
Fotografías:JAG Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. La Pradería está localizada na zona rural de Babahoyo com uma população de cerca de 17.985 habitantes, com a ausência de instalações esportivas; e uma infra-estrutura que mal cobre as necessidades básicas e os espaços complementares raramente fornecidos. É importante explorar como o setor privado pode incentivar a criação de espaços que liguem e reinterpretem a arquitetura local com o esporte.
Jimmy, um gerente esportivo envolvido na organização de campeonatos de futebol e tênis de pé na cidade, reconhece a necessidade de criar um espaço dentro de seu terreno privativo para estabelecer um novo vínculo social e esportivo entre o urbano e o rural.
La Pradería, com dimensões de 10m x 8m, procura ser um portal que desfoca a linha entre o exterior e o interior para conectar a atividade esportiva com seu entorno. O projeto é delimitado lateralmente por duas paredes de tijolo, onde o lado direito abriga serviços, como banheiros e uma adega, enquanto o lado esquerdo contém uma sala para reuniões. O térreo abriga a cozinha e o bar do restaurante, construído a partir dos escombros de tijolos da mesma edificação. No primeiro pavimento, as varandas e terraços auxiliam no encontro e contemplação das atividades.
O objetivo do processo de construção é trabalhar e reavaliar a mão-de-obra local e as técnicas tradicionais, fundindo-as com tecnologias híbridas que nos permitem trazer novas possibilidades para o projeto.
O envelope do projeto é configurado por painéis metálicos articulados compostos por grades de madeira e redes mosquiteiras, uma técnica utilizada nas construções tradicionais da região. Sua disposição diagonal melhora a estabilidade dos painéis, o fluxo da ventilação natural e evita a entrada de insetos. Ao abrir estes elementos, as áreas social e esportiva são conectadas.
Uma arquitetura de convergência que reivindica o papel das instalações esportivas da iniciativa privada como plataforma para a geração e o fortalecimento dos vínculos entre as áreas urbanas e rurais.