-
Arquitetos: Studio Saxe
- Área: 495 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Andres Garcia Lachner
Descrição enviada pela equipe de projeto. Visão geral. O Studio Saxe projeta pérgolas tropicais na selva da costa caribenha de Puerto Viejo, Limon.
Conceito. Pavilhões foram unidos através de uma rede de pérgolas entrelaçadas que se misturam com a selva criando uma sensação de unidade através de um pátio interno.
Projeto. Elaboramos uma estratégia de agregação criando uma rede de pérgolas triangulares em todo o projeto, que podem se expandir ou contrair dependendo da necessidade do cliente. Isto, por sua vez, permite que as pessoas circulem e se deslocem para diferentes espaços e áreas privadas ou sociais ao redor da casa enquanto se entrelaçam com a vegetação e a selva existentes. Cada quarto é um espaço contido que pode ser instalado em qualquer lugar ao redor do terreno.
Sustentabilidade. O projeto foi concebido como uma série de elementos dispostos ao redor da propriedade e entre as árvores existentes. Ele também é inserido de forma gradual na montanha para permitir que a condição topográfica seja suavizada com a arquitetura construída. Em conjunto com a geração de energia solar, sistemas eficientes de água e um projeto bioclimático passivo, este projeto estabelece um novo exemplo de projeto para a região tropical da costa da Costa Rica.
Construção. Através de uma série de triângulos sucessivos, a casa foi construída modularmente e cada espaço individual privado ou público foi fechado através de paredes e vidros, criando assim uma sensação de uma rede que pode continuar crescendo ao longo do tempo.