-
Arquitetos: Feldman Architecture
- Área: 474 ft²)
- Ano: 2020
-
Fotografias:Adam Rouse
-
Fabricantes: Aquatica, Blomberg, Bocci, Crosswater, Delta Millworks, Fleetwood, Gino Sarfatti, Ralph King Cabinetry, Sub-Zero, Wilsonart
Descrição enviada pela equipe de projeto. Escondida em Los Altos Hills, a Casa Circular possui uma estrutura geométrica única; uma das poucas casas de formato semelhante construídas na Califórnia nos anos 60. Os clientes se apaixonaram por esta casa circular peculiar e inicialmente planejaram uma reforma modesta. Logo após a mudança, o casal reconheceu as ineficiências de sua nova casa — peitoris baixos das janelas obstruíam curiosamente as vistas espetaculares, estimulando seu desejo de abrir e modernizar o projeto. Nossa equipe se propôs a revitalizar respeitando a forma original da casa, concentrando-se em uma resposta sensível ao local, e ao terreno íngreme e desafiador.
No topo do lote acentuado, a estrutura tem vistas de 180 graus com um deck que percorre seu perímetro. O pátio central original, uma vez aberto para o céu, transformou-se na cozinha — modificação apropriada para um aspirante a padeiro e uma família de entusiastas da gastronomia. Uma grande claraboia circular recebe à luz do dia para a cozinha, criando um relógio de sol improvisado que ilumina diferentes seções dos armários curvos personalizados ao longo do dia.
A partir da entrada principal, os visitantes podem acessar sem esforço a sala de estar integrada, a cozinha e o amplo deck antes de contornar a casa através de uma passarela envolvente. Uma circulação concêntrica delimita a cozinha, levando a salas discretas cônicas dispostas para demarcar o espaço privativo do espaço público.
Um deck externo é estrategicamente esculpido na intersecção da sala e da cozinha — emoldurando as vistas da Baía Sul. Portas altas e curvas desaparecem nas paredes, afirmando uma conexão perfeita entre interior e exterior. O modesto deck perimetral permite o acesso ao ar livre de todos os quartos, enquanto as paredes curvilíneas da paisagem irradiam de fora e para dentro de uma forma suave e pensativa.
Um estilo japonês de tratamento de madeira carbonizada, chamado Shou Sugi Ban, pisos de concreto sem juntas, paredes brancas curvas e o interior minimalista, deixam as vistas coloridas e dramáticas em evidência. Devido aos desafios da forma circular, a equipe do projeto teve que buscar soluções criativas em cada aspecto do empreendimento. A maioria das soluções convencionais favorece a geometria reta, o que fez com que uma intervenção inovadora fosse uma resposta honesta às restrições deste projeto único.