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Arquitetos: Foster + Partners
- Área: 32 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Yang Chaoying
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu de Arte Datong — um importante novo destino cultural na China — abriu ao público com uma exposição especial com pinturas a óleo de artistas locais. Um dos quatro principais edifícios na praça cultural de Datong New City, está pronto para se tornar um novo centro para indústrias criativas na região. A forma escultural do edifício foi concebida em um terreno ajardinado com uma série de pirâmides interconectadas emergindo abaixo da terra — os espaços da galeria estão no subsolo, cercados por jardins. Complementando o programa cultural do museu, há uma série de espaços dedicados à educação e aprendizagem, incluindo uma galeria infantil, uma mediateca, um arquivo central e instalações de armazenamento de arte.
Luke Fox, coordenador do escritório Foster + Partners, disse: "O museu é concebido como um centro social para a população — uma 'sala de estar urbana' para Datong — que reúne pessoas, arte e artistas em um espaço onde eles podem interagir. No coração do museu, a Grande Galeria exemplifica este espírito com uma sala de exposição flexível e de escala generosa, projetada para acomodar obras de arte de grande escala, especialmente encomendadas, assim como arte performática e outros eventos."
Os visitantes são guiados em direção ao museu por caminhos diagonais delimitados no paisagismo. A entrada é feita através de uma sequência sinuosa de rampas, que levam a uma praça aberta e rebaixada — configurando também um anfiteatro para apresentações ao ar livre. Entrando no edifício, os visitantes chegam ao nível do mezanino que revela uma visão espetacular da Grande Galeria, o coração social do museu, com 37 metros de altura e quase oitenta metros de comprimento. Outros espaços de exposição climatizados são alocados ao redor do perímetro do museu em um único nível, permitindo um fácil acesso. Um aspecto chave do edifício é o foco na educação e aprendizagem com uma galeria infantil dedicada, repleta de luz solar das janelas altas voltadas para o sul. Um centro educacional menor e uma biblioteca de mídia complementam o programa educacional, além das instalações para apoiar residências de artistas, palestras e conferências.
As quatro pirâmides interconectadas da cobertura aumentam a altura e se espalham para fora em direção aos quatro cantos da praça cultural. A luz natural flui para o interior através de aberturas no teto, localizadas no ápice de cada pirâmide. O projeto da cobertura é uma resposta direta ao grande vão estrutural do edifício e ao desejo de criar um volume amplo e flexível sem colunas, enquanto os espaços menores das galerias são conciliados em direção ao perímetro. O telhado é revestido em chapas de aço curvadas naturalmente oxidadas, que ajudam a drenar a água e dão uma qualidade rica e tridimensional à superfície. Os painéis são proporcionados para atender à grande escala do museu e sua disposição linear acentua a forma piramidal do telhado.
Ao afundar o edifício na nova praça, o projeto se relaciona com a escala dos edifícios culturais vizinhos, equilibrando a composição geral do plano diretor distrital ao mesmo tempo, em que maximiza o volume interno. Um clerestório entre cada volume cria um interior naturalmente iluminado durante o dia, e à noite um farol único para o novo bairro cultural.
O projeto passivo eficiente do edifício responde ao clima da Datong. As claraboias de alto nível aproveitam a orientação norte e noroeste do edifício, utilizando a luz natural para ajudar na orientação, minimizando o ganho solar e garantindo o ambiente ideal para as obras de arte. Rebaixar o edifício no solo como um recinto de alto desempenho reduz ainda mais as necessidades energéticas. O telhado é em sua maior parte sólido, isolado com o dobro dos requisitos do código de construção.
"Projetado para o futuro, esperamos que o museu se torne o centro da vida cultural da cidade — um destino público dinâmico", acrescentou Fox.