-
Arquitetos: Sitio Arquitectura
- Área: 144 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Josefina Viaña
-
Fabricantes: Abalum, Alba, Blangino, Chaos Group, Nemetschek, Ternium, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda para ampliação surgiu como uma resposta simultânea a um problema de segurança e privacidade da moradia e à necessidade de gerar uma área de garagem coberta para um terceiro veículo. Este projeto ganha sentido ao compreender sua condição urbana e a necessidade de gerar um espaço intermediário que serve como uma saída controlada da moradia e funciona como um filtro entre ela e a rua, favorecendo o uso diário.
O gesto arquitetônico foi cobrir a área livre deixada pela casa até a frente do terreno com uma estrutura metálica leve que resolve o telhado e a fachada em um único movimento. É construída uma pele metálica que proporciona segurança e proteção à área da garagem, e materializa uma nova fachada urbana nos limites do lote, conseguindo uma articulação da moradia com as construções vizinhas. Esta ação de recobrimento gera um novo espaço de acesso entre a construção existente e a estrutura metálica. A altura do telhado inclinado torna-se evidente e um terraço é incorporado ao espaço do térreo, criando uma nova situação espacial.
O telhado é perfurado para gerar a entrada de ar e luz, criando pátios introvertidos que buscam o céu. Busca-se uma materialidade neutra. Paredes metálicas e brancas, piso de granito contínuo, luz e vegetação são os materiais que definem a intervenção. A expressividade exterior e interior é o produto da lógica material, módulo estrutural, texturas metálicas, luzes, sombras e aberturas que deixam entrar o céu e o verde das árvores.