-
Arquitetos: ErranteArchitetture
- Ano: 2018
Descrição enviada pela equipe de projeto. Exceto pela cobertura feita com telhas e treliças metálicas, este galpão consiste em uma estrutura feita inteiramente de madeira apoiada em sete vigas transversais de concreto armado. A principal função dele é sustentar dois reservatórios de três mil litros cada para a irrigação do pequeno pomar. Abaixo deles, há dois espaços para guardar ferramentas.
O pequeno depósito foi construído pela simples sobreposição de vigas e espaçadores, ambos de secção quadrada de 8 cm de lado e feitos de madeira maciça de carvalho. Essas peças formam uma trama que alterna cheios e vazios de mesmas dimensões. A sobreposição desses elementos enfatizam a continuidade do material e resulta em uma estrutura vertical. O travamento dela, presente na divisória entre os dois depósitos, utiliza as mesmas peças: os espaçadores são deslocados e fixados em posições diferentes conforme a estrutura se desenvolve verticalmente, resultando em um contraventamento que fica evidente na forma da letra X. As caixas d'água são apoiadas em uma laje formada pela interação de três pórticos feitos de madeiras com a mesma secção das outras peças. Simétricas, porém espelhadas, uma porta é voltada para o jardim que separa o edifício da via de acesso e a outra é voltada para as árvores do pomar. São duas portas revestidas em metal corrugado. O tamanho da porta aberta marca o limite do patamar externo e elas são os únicos elementos totalmente opacos dessa composição.
Estando a céu aberto, o abrigo é suscetível às intempéries. Mesmo que protegida pelo beiral, o sol, a chuva e a neve afetam a madeira. Assim, é possível notar as variações não só da cor da madeira conforme o clima, mas também, por exemplo, transformações causadas nos vazios, quando são preenchidos por neve ou gelo. As extremidades de cada elemento, viga e espaçador, ultrapassam o volume do abrigo em oito centímetros. O sol as beija, a neve repousa sobre elas, as sombras as alongam, a neblina nelas se entranha. O maior lado do volume mede 3,96 metros, o menor, 1,96. A área total, incluindo a base, é de 3,96 metros por 3,68. A altura total, incluindo o telhado, é de pouco mais de 5 metros. Uma coruja e uma lebre vivem entre as vigas.