-
Arquitetos: Architecturestudio, Hajji & Elouali
- Área: 81000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Antoine Duhamel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Hospitalar Universitário em Tânger é uma estrutura hospitalar de última geração formada por edifícios que remetem à arquitetura vernacular das aldeias das montanhas marroquinas. O Centro Hospitalar Universitário de Tânger situa-se ao lado da nova Faculdade de Medicina e do Centro de Oncologia, todos do mesmo campus. Sua implantação leva em conta a estrutura geral do Campus da Saúde, integrando-se ao desenho já estabelecido pelas outras várias entidades do entorno. Isso melhorará as condições de tratamento dos pacientes e criará um excelente ambiente de trabalho para a comunidade acadêmica.
Projetado para abrigar 800 leitos, o Hospital Universitário é formado por três edifícios que dividem o mesmo platô. A praça de entrada direciona os pacientes para as áreas de recepção e, então, para as demais alas. Uma grande marquise, com padrões característicos de muxarabis, abre a recepção para a cidade. As limitações locais fizeram com que o produto final do projeto fosse um edifício compacto mas, apesar disso, pode oferecer a vantagem das proximidades e das ligações necessárias para o funcionamento do Hospital Universitário. O térreo comporta todas as atividades de logística e a recepção, bem como uma instalação dedicada a emergências. O primeiro pavimento contém o centro operacional e de suporte técnico. O segundo piso é onde se encontram os laboratórios e as salas administrativas do hospital. Acima destes, três centros de internação: geral, cirúrgico e obstétrico.
Este projeto se preocupa muito com questões ambientais. Está localizado em um parque paisagístico, integrando-se perfeitamente coma paisagem mediterrânea. Com a definição dos eixos estruturais em um grid de 7,50 metros e as paredes estruturais limitando-se a caixas de escadas e elevadores, cria-se modularidade e flexibilidade para possíveis expansões no futuro. A base do edifício é como uma fundação de pedra com padrões horizontais, protegida por um grande dossel. Suas fachadas são destacadas por elementos vasados formando grandes paredes de tela, por onde se vê as esquadrias coloridas das salas. Dependendo da hora do dia, os edifícios produzem uma variedade de percepções de cores e reflexos.