-
Arquitetos: Two Fold Studio
- Área: 155 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Snahasis Saha, Ashraful Islam Shimul
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O universo tem uma alma harmoniosa nas esferas visual e espiritual. A arquitetura e a natureza são elementos com almas semelhantes. As regras geométricas podem ser usadas como fundamentos para projetar em consonância com a natureza. Um projeto precisa ser colocado dentro do contexto local e cultural. A arquitetura de hoje precisa refletir sobre suas responsabilidades e possibilidades. Tendo isso em mente, o Two Fold Studio tentou aplicar esses conceitos na criação de um espaço que evocasse uma resposta emocional nas pessoas que ali estivessem.
Inicialmente, o dono de um restaurante procurou a 2FS para projetar uma extensão de seu estabelecimento que fica afastado da cidade. Sua ideia era tirar as pessoas da vida monótona cotidiana e oferecer a elas um espaço para respirar. Depois de visitas ao local e várias discussões sobre o projeto, a nossa principal decisão foi manter o espaço naturalmente ventilado para preservar sua verdadeira essência. Para estudar a forma e a fachada desta estrutura, nos entregamos à beleza cênica do local e pensamos profundamente sobre o projeto. O cenário amplo e a própria vegetação existente nos ajudam a esquecer o estresse de nossas vidas. Toda a paisagem é ocupada por arrozais, mas durante as monções toda a área se submerge. Duas estações dão perspectivas totalmente diferentes neste terreno. Em climas tropicais como o nosso, o que precisamos é de porosidade na forma. Projetamos uma estrutura leve que permite a circulação do ar e aproveita melhor a luz natural. Ao mesmo tempo que a temperatura é controlada devido as brisas constantes que vêm do sul.
Para garantir a privacidade dos usuários, uma tela de bambu operável é usada para abrigá-los durante o verão, quando os agricultores locais trabalham na propriedade colhendo arroz. Já durante as monções, a maior parte da fachada fica completamente aberta, pois não há problemas de privacidade durante esse período.
Essa instalação oferece a seus usuários a possibilidade de se apropriar do espaço e usá-lo conforme queira ou necessitem. Para tanto, nenhum tipo de mobiliário foi oferecido neste espaço. O sentar sobre a plataforma é incentivado, como manda a tradição local durante as refeições. Isso permite que os usuários aproveitem os espaços de uma forma mais amigável e ecológica. Como o espaço interior é o que importa, o projeto se torna uma entidade viva, com alma e não se trata de aparências exteriores como se fosse uma escultura.
A conservação de energia e a sustentabilidade são dois aspectos importantes quando se trata de construção. O projeto promove uma arquitetura com impacto ambiental reduzido através do uso de materiais ecologicamente corretos e disponíveis localmente, como bambu e madeira. Nossa visão primordial era promover um exemplo de arquitetura sustentável que se destacasse esteticamente, sem o emprego de formas e significados desnecessários, e falasse sua própria linguagem.