-
Arquitetos: Arquitectura Produccions, Pau Vidal, Vivas Arquitectos
- Área: 6020 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:José Hevia
-
Fabricantes: Actiu, Cortizo, Daikin, Disano www.disano.it, FCV, Forma 5, Gradhermetic, Legrand, Mobles 114, Norma, Normalux, Prefabricats Pujol, Roblan, Simon, Swiss Krono AG, Toscano
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma quadra singular do bairro Eixample, em Barcelona, anteriormente fragmentada pela passagem dos trilhos do trem e atualmente aberta a novos espaços livres. Dois volumes separados definem um grande pátio central que funciona como pulmão verde e espaço de comunicação. O volume entre empenas de frente para a rua consolida o primeiro bloco, já o segundo é concebido como um edifício isolado, se afastando dos limites do terreno para responder aos vazios existentes, evitando situações de atrito com edifícios vizinhos.
No térreo e primeiro andar encontra-se o alojamento temporário para pessoas em risco de exclusão social, com acesso através de um caminho público aberto. O acesso às residências é feito por um hall independente e um núcleo de comunicação aberto com espaços de pé-direito duplo. No térreo e na cobertura existem espaços comuns e exteriores (sala multiuso, lavandaria, pomares, terraços, beirais) que expandem a forma de viver e se relacionar para além do apartamento, compensando assim a sua dimensão reduzida.
Os apartamentos para os idosos estão localizados na parte mais interna, com acesso por uma passarela com um portão de entrada, espaço intermediário de apropriação que regula a privacidade do lar. A partir da cozinha central a sensação espacial é estendida por vistas oblíquas para a sala e quarto, com uma grande porta de correr. Os terraços, por sua vez, estendem as salas para o exterior.