-
Arquitetos: Estúdio BRA Arquitetura
- Área: 90 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Maura Mello
-
Fabricantes: Casa Franceza, Casa Umma, Cremme, Estar Móveis, Farpa Marcenaria, GRAPHISOFT, Maria Joaquina Marcenaria, REKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Apartamento Acará, Vila Madalena, São Paulo - SP. Reforma para a construção de um espaço lar. Quando a futura moradora nos procurou, ela foi sucinta em seu pedido. Uma arquitetura leve, sem excessos, com poucos elementos e sem grandes demolições. Isso posto, partimos para as escolhas centrais do projeto. Ao abrir a porta de entrada, vê-se um nicho - em madeira - no painel branco ao fundo. Esse nicho tem a função de receber o olhar da visita e expor objetos da coleção da moradora.
À direita está localizada a cozinha. Para esse ambiente, propusemos desenhos de mobiliário e aplicação de poucos tipos de materiais, os mesmos utilizados em todo o apartamento: ilha, bancada e piso em granilite; marcenaria executada em folha de madeira tauari; prateleira metálica branca, posicionada sobre a ilha para a exposição de cerâmicas e plantas. A luz natural fica por conta da janela localizada na lavanderia, filtrada por uma porta metálica com vidro fosco, que divide os ambientes.
Sala de jantar e sala de estar recebem o mesmo tipo de piso, o taco de madeira assentado na paginação dama. O painel, executado em repetidas lâminas de melamínico branco, guarda a suíte de hóspedes e é o pano de fundo desses ambientes. Rodapés e rodatetos são invertidos, conferindo sensação de flutuabilidade no móvel. Para a sala de estar, repetimos o mesmo material metálico das prateleiras da cozinha, e desenhamos um móvel para organizar os livros de romance e de psicanálise - profissão da moradora. Além disso, gabinete e nichos, foram desenhados em madeira tauarí, intercalando entre nichos abertos e fechados.
O terraço foi idealizado como um espaço para leitura e contemplação da vista - uma cota alta do bairro -. Para os revestimentos, repetimos o piso em granilite da cozinha e móveis em lâmina de madeira tauarí. Para a suíte da moradora, o pedido era um espaço aconchegante. Para tanto, a madeira fora aplicada no piso, forro e na cabeceira - pintada de textura natural. Pilares tiveram o reboco descascado, e passaram a participar ativamente da decoração.
Para os banheiros, ladrilhos hidráulicos de diferentes estampas foram escolhidos, elemento marcante para descrever qual banheiro é qual. Vale ressaltar que todas as portas do apartamento receberam puxadores - de diferentes tipos - desenhados pelo escritório especialmente para cada situação.