-
Arquitetos: studio8 lab
- Área: 140 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Darya Kucher
-
Fabricantes: Archicad, Delo design, Equipe Céramicas, GIERER TERRAZZO GmbH & Co KG, Rhino, Unreal Engine, Viva lab Porto, Wolfgang Strehle
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tolstoy é um restaurante vegan que pretende trazer um novo conceito e identidade aos restaurantes fast-food. O restaurante baseia-se em quatro ideias principais: digital, vegan, transparência e otimismo. A ideia de projeto foi bastante influenciada pelo design dos anos 60, quando a sociedade renasceu, o vegetarianismo explodiu e as cores faziam parte de uma afirmação positiva. Naturalmente surgiu a vontade de criar um lugar colorido, divertido e otimista.
Um dos nossos principais focos foi humanizar um espaço de fast-food vegan e digital, repleto de ecrãs e tablets. Assumimos os elementos digitais do Tolstoy integrando-os num ambiente mais humano e convidativo, um espaço ao qual as pessoas se sentissem conectadas!
A organização do restaurante foi idealizada de modo a criar um espaço flexível, adaptado às necessidades diárias dos clientes. Assim, o Tolstoy foi organizado em três áreas de estar distintas: a área central, a mais social, onde as pessoas podem desfrutar de mais tempo e de espaço para refeições em grupo; a zona das janelas, ideal para quem quer relaxar e apreciar a vista exterior; a área do espelho, uma zona para quem quer apenas uma refeição rápida ou um café. O mobiliário foi pensado de forma a encorajar as pessoas a mudar, adaptar e misturar as três áreas.
Desenhamos um nicho com o busto do Leo Tolstoy, tornando-se a mascote do restaurante. O nicho em si foi uma surpresa, descoberto pela equipa de construção durante as obras. Durante nossa viagem ao Brasil fomos influenciados pela cultura dos altares e pela forma como o ser humano se dedica tanto a algo em que acredita. Neste sentido, decidimos desenhar uma espécie de elemento simbólico para o Tolstoy, mas com uma estética específica derivada de um movimento chamado Vaporwave. Esse movimento reúne esculturas neoclássicas antigas e web design do final dos anos 90 (humano vs. digital), encaixando-se perfeitamente no conceito do Tolstoy, um restaurante de fast-food e digital que pretende ser mais humano.