-
Arquitetos: Manoj Patel Design Studio
- Área: 325 ft²)
- Ano: 2021
-
Fotografias:MKG Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno de 204 m² (2200 ft²), está localizado no núcleo central da cidade de Vadodara, próximo à área principal do aeroporto. O lote tem a fachada sul para a rua, e as demais fachadas cercadas por casas vizinhas no lado leste e oeste. O briefing buscava encontrar a calma no caos da vida cotidiana. A casa foi projetada para um casal com três filhos, onde os espaços são pensados para responder às necessidades diárias que representam a nova geração.
A fachada tece a história com uma simples paleta de materiais que atrai o estúdio devido a seus variados perfis. No projeto as telhas de barro são cortadas e entrelaçados uma a uma para explorar os volumes atingidos pela luz solar que aborda a massa volumétrica branca da estrutura. A residência atende a todas as necessidades climáticas e estéticas deste humilde espaço convidativo. Padrões surpreendentes em uma malha gráfica numeram as projeções paralelas a cada momento durante o dia, conforme a rotação do sol. Esses alinhamentos continuam em afluência na superfície oeste da parede. O material permite que o ar frio flua apenas pelos vazios.
A perspectiva do estúdio focava no estilo de resposta ao clima, tendo em mente o entorno do local. A partir da implantação sentimos a necessidade de trazer paisagens naturais para o interior do envelope construído, permitindo aos usuários desfrutar do ambiente sem interrupções. Desta forma, promovemos o bem-estar, a saúde e o conforto emocional. A linguagem arquitetônica para a casa adota um conceito ao ar livre: novas possibilidades de convivência na natureza surgiram ao criar espaços, pátios e uma conexão visual voltadas para o interior. As técnicas de resfriamento passivo se beneficiam ao limitar o uso prolongado de sistemas de ar condicionado.
Ao inserir um oásis verde na massa construída, uma ideia surgiu para segmentar a casa conforme o antigo princípio dos cômodos da frente e dos fundos da casa. Estes espaços funcionais foram articulados através de um núcleo luminoso no centro da casa, que envolve a escada. Este layout cria uma sequência de espaços, e um interessante jogo de luz natural e sombras para realçar a experiência para os ocupantes. Os quartos foram localizados ao redor do pátio com aberturas de janela para o interior, de forma que os membros da família possam se sentir unidos e interagir em todos os níveis.
A casa é uma tentativa contemporânea de um espaço arquitetônico minimalista que adota os princípios da arquitetura e design tropical. A residência funciona como uma inserção entre as estruturas existentes e a natureza, promovendo operações de carbono positivo e net zero através de um planejamento inteligente do espaço.