-
Arquitetos: Murmuro
- Área: 2400 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Arménio Teixeira, Pedro Nuno Pacheco
-
Fabricantes: Blum, C&A Chama, CIN, Cortizo, EGGER, Ferreira e Américo, Mapei, Oli, Sanitana, Valadares, W2007
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto parte de um loteamento previamente aprovado para sete casas isoladas que acompanham a pendente acentuada da rua. A norte, o terreno é definido pelo limite urbano da cidade. O objectivo do cliente era maximizar as áreas interiores mas também exteriores de usufruto de cada habitação, tirando partido da vista a sul, sobre o vale e encosta do Santuário do Bom Jesus.
A nossa proposta altera o loteamento de sete para oito habitações que agora se implantam num bloco que se adoça ao terreno sendo uma habitação solta e recuada, para acompanhar a curvatura da rua. O acesso a cada habitação faz-se de nível, na cota inferior, por uma galeria pedonal ou através do acesso comum às garagens, e a uma cota superior, por meio de escadas para a galeria ou, no caso da casa isolada, de nível com o piso um.
Esta opção permitiu optimizar a área de construção disponível, adequa-se ao terreno e garante que cada habitação tem acesso independente, área de usufruto comum, garagem dupla individual e, ao nível do piso um, em open-space, cozinha e sala de refeições com um jardim/pátio e a sala, que se prolonga a sul com uma varanda. No piso superior, dois quartos e, a sul, uma suite protegida do sol com lâminas de betão que ritmam o alçado principal. Neste piso recorre-se ao uso de um pátio interior que garante, para além da iluminação do terceiro quarto, a iluminação natural da caixa de escadas, a optimização do aquecimento natural e a correcta ventilação natural de cada habitação.