-
Arquitetos: Stu/D/O Architects
- Área: 1100 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:DOF Sky|Ground
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cercada pelas montanhas e pelo verde do Parque Nacional Khao Yai, a massa inclinada da casa de férias da família é integrada ao entorno ao longo da orla da água. A residência, para uma família de diversas gerações, é o local para desfrutarem juntos do tempo longe da cidade, ou para entreter independentemente os hóspedes de cada geração. O projeto busca proporcionar um espaço para descanso e recreação na natureza do Khao Yai.
Localizado na curva de um grande corpo de água, o local se abre para vistas panorâmicas do lago em frente e das montanhas além. Como uma casa de férias, o foco principal está nas áreas de convivência das duas gerações, portanto, o programa está organizado em dois volumes distintos: uma área familiar calma destinada aos pais no térreo, e um espaço de festas para as crianças no outro bloco.
Os dois volumes estão dispostos ao longo da borda da água, separados por um grande pátio com árvores e níveis distintos, conectados pela circulação vertical inclinada que se torna o principal elemento formal da casa. A encosta conecta às duas áreas de habitação/lazer, sua forma dinâmica incentiva a interação e conexão entre os dois espaços e seus usuários. O espaço intermediário com a suave inclinação do piso de concreto destaca a qualidade radial do local, que se abre completamente para a água e montanha além.
Enquanto a inclinação permite a conexão entre às duas áreas de lazer, sua elevação também permite a separação entre as massas e seus respectivos usuários. Como a família gosta de receber e entreter os hóspedes, os espaços distintos permitem que ambas as gerações entretenham cada uma de seus respectivas convidados em ambientes distintos. A organização espacial consiste em um volume principal privativo com três quartos sobre a área de convivência familiar a leste, enquanto sobre o outro bloco se encontram dois quartos de hóspedes, em uma cruz com a encosta, interligados sob a área de lazer das crianças a oeste. Às duas áreas são independentes uma da outra, com a cobertura inclinada configurando uma conexão e coerência entre os volumes.
Embora tenham sido utilizados pé direitos altos para a casa, a intenção era manter o volume o máximo possível no plano horizontal, mesclando a arquitetura com a paisagem, de forma que a casa fosse envolvida pelas montanhas e a natureza ao seu redor. A organização espacial e a forma radial auxiliam neste quesito, já que a organização do programa ao longo da suave encosta reforça ou induz a horizontalidade. O amplo terraço abaixo dos quartos da ala leste é um espaço semi-fechado, que se abre para o pátio interno e flui para o vazio aberto da massa inclinada permitindo a ventilação natural e incentivando os visitantes a estarem na natureza e ao ar livre.
A rampa, uma forma clara e direta na arquitetura transmite a atmosfera humilde e relaxante da casa de férias. A paleta de materiais é um reflexo direto que consiste em três materiais principais, incluindo concreto, madeira e pedra. O concreto bruto é empregado em sua materialidade para obter a forma necessária da encosta, a madeira para acrescentar calor ao interior e exterior da casa, e o mármore Marquina destaca certas áreas e dá uma sensação de solidez a composição geral. A paleta natural trabalha em conjunto para melhorar a paisagem circundante e dar materialidade à casa de férias na natureza circundante.