-
Arquitetos de interiores: Atelier TAO+C
- Área: 225 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Wen Studio
-
Fabricantes: Mario Tsai Studio, Ziin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O atelier tao+c transformou o térreo de uma antiga casa da década de 30 da cidade de Xangai em uma boutique da SPMA. A estrutura dessa típica casa é feita de tijolos e tem seu piso em madeira. Sua planta é definida pelas paredes estruturais e apresenta cômodos dispostos em sequência, o que traz uma forte sensação de profundidade. A equipe de arquitetos optou por preservar o forro de madeira e as portas existentes. As paredes de tijolos foram mantidas e caiadas.
A reforma não foi uma simples troca de revestimentos. Envolveu, também, uma série intervenções baseadas nos espaços interiores e nas características do edifício onde a casa se localiza. Os projetistas incorporaram volumes e componentes feitos de diversos materiais, sem tocar nas paredes existentes, combinando as camadas de textura do antigo edifício para expor a narrativa entre as peças de roupas da loja e o espaço arquitetônico. No processo de reforma da casa, marcas antigas de construção foram reveladas. Aproveitou-se disso para relacionar essas marcas construtivas aos produtos vendidos, pois se assemelham a marcas de costura encontradas em roupas.
Ao utilizar os volumes independentes para evitar o modo como os cômodos se distribuíam, três “salas” foram colocadas na área central da casa para formar várias áreas, reorganizando o layout e a circulação da casa original para atender às necessidades da loja. A passagem estreita que existia evoluiu para uma circulação sinuosa, porém planejada.
A nova “sala” com caixilhos de alumínio se conecta a duas salas originais da casa, redefinindo o percurso ao mesmo tempo que mantém a abertura e contrasta com os quartos escuros do antigo edifício.
Nas outras duas salas, os arquitetos inseriram componentes independentes e as colunas de mármore, que trazem uma essência clássica, ecoam pela janela redonda original da sala. Já o uso do rústico concreto aparente conecta-se com a antiga parede de tijolos, demonstrando o poder e a lógica de conexão da arquitetura.
The rough concrete collides connecting with the old brick wall,demonstrate the power and connection logic of architecture. The marble columns with classical temperament echo the original round window in the room.
Os pilares de pedra e as vigas de concreto formam uma estrutura em forma de T e suportam a placa de aço inoxidável e a abertura zenital criam um teto leve. O material translúcido dessa abertura permite que mais luz natural entre no corredor. Os arquitetos trataram o quintal e o corredor lateral de entrada como dois pequenos pavilhões que se "instalam" no pesado edifício de tijolos. Combinados com as ricas camadas de roupas, para trazer uma nova paisagem interna a este antigo edifício.