-
Arquitetos: CCA Centro de Colaboración Arquitectónica
- Área: 8800 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Dane Alonso / Jorge Succar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos últimos anos, o espaço público recuperou seu valor, tomamos consciência da importância de um espaço comum, equitativo e digno, onde a sociedade possa se ver refletida para compartilhar suas experiências. Como consequência disso, o Ministério de Desenvolvimento Agrário, Territorial e Urbano (SEDATU) concentrou-se na reabilitação e ativação do território público mexicano, e como parte deste programa fomos convidados a projetar uma série de espaços no estado de Nayarit, em benefício das vítimas do furacão Willa.
Localizada em espaços estratégicos de interesse da população de Acaponeta, a premissa para o desenvolvimento destes projetos foi promover o bem-estar e a participação social através da melhoria dos espaços públicos que geram as condições necessárias para o desenvolvimento saudável da população. Projetamos objetos urbanos que se destacarão por sua simplicidade, e que articularão um discurso com os elementos existentes em cada propriedade a intervir.
No caso do Parque Infonavit, o início do projeto se deu a partir do estudo do lote, já que a propriedade tinha um tanque de água elevado que decidimos retomar para projetar um pavilhão modular baseado na repetição de uma estrutura rígida de concreto. A sequência desses elementos nos permitiu gerar um espaço delimitado mas ao mesmo tempo aberto, onde os habitantes encontram sombra, assim como um espaço de descanso cercado de vegetação.
Esta peça se baseia na modulação dos elementos para compor um ritmo que se reflete na sombra gerada pelo pavilhão ao longo do dia. Criar um espaço lúdico era um dos principais objetivos, portanto a integração dos jogos infantis e uma quadra foram fundamentais para que a comunidade se apropriasse desse lugar e o dignificasse com orgulho.
O Parque Ignacio Zaragoza baseia-se na horizontalidade para criar um ponto de atração. Uma árvore ficus tornou-se o ponto central a partir do qual o pavilhão se desdobra para todos os lados para gerar duas praças de acesso e um playground.
A modulação da pavimentação cria um ritmo no qual uma trama de elementos se eleva criando um pequeno espaço sombreado que permite aos usuários descansar e desfrutar da vegetação endêmica, disposta em dois triângulos de cada lado da estrutura.
Como a vegetação é a protagonista neste projeto, utilizamos espécies perenes que dão cor ao pavilhão através dos diferentes tons que elas dão, dependendo da época do ano.
O Parque Los Sandovales também parte da criação de um ponto concêntrico, a praça central se torna o coração do projeto, a partir de onde se desenvolver uma rota que retoma as circulações dos quiosques da vila e os integra em um pavilhão contemporâneo que se destaca por sua simplicidade.
A estrutura é uma borda perimetral de concreto armado que se integra à paisagem local, proporcionando um espaço de descanso e recreação com áreas para crianças e um playground. O pavilhão se destaca pelo uso de seus recursos, pois com poucos elementos foi possível reativar um espaço que havia caído em desuso, transformando-o em um ponto de encontro seguro para a comunidade.