-
Arquitetos: LADRILHARIA arquitetura
- Área: 134 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Haruo Mikami
-
Fabricantes: Estúdio Metta, Ladrilharia, Uso Atelier
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma do apartamento de 4 quartos e 134 m², localizado em edifício de 1962 projetado pelo arquiteto Paulo Barbosa Magalhães, teve como premissas a liberação integral do cobogó e a eliminação da separação hierárquica entre acessos e espaços de estar e de serviço. A manutenção das paredes transversais de todo o imóvel, estruturais, foi o principal condicionante para o traçado.
O desafio de integrar a sala de estar, a cozinha e a sala de jantar foi resolvido a partir da realocação da cozinha para a parede perimetral, em uma bancada que atravessa o apartamento no sentido transversal, e da criação de uma “ilha” de armários em volta da parede estrutural no centro do ambiente. A marcenaria, de compensado cru aparente, esconde bancadas com eletrodomésticos e a própria geladeira, voltada para o cobogó.
As esquadrias foram dimensionadas para serem totalmente recolhidas na área de serviço, liberando todo o cobogó das salas e cozinha e maximizando a ventilação cruzada. O ambiente social foi também pensado para abarcar a transposição periódica da sala de estar com a sala de jantar, visando a alternância de funções em razão da incidência solar dentro do apartamento, cujas esquadrias da fachada principal são voltadas para o sudeste.
O lavabo e o banheiro de serviço foram integrados e transformados em lavanderia; e o quarto de empregada foi remodelado para dar espaço a um amplo banheiro social. Para que essa alteração de função fosse possível sem grandes intervenções nos apartamentos vizinhos e sem comprometer a estrutura do edifício, construiu-se uma segunda parede para as instalações hidráulicas e optou-se por louças sanitárias com saída horizontal. Dessa forma, a tubulação de esgoto permaneceu conectada com a dos banheiros originais, no piso rebaixado da nova lavanderia.
A nova cozinha foi conectada ao sistema de esgoto e à rede hidráulica por uma calha metálica invertida, visitável, passando ao longo do cobogó, que serviu também de apoio para jardineiras fabricadas sob medida, compondo uma horta linear ao longo de todo o espaço de convivência.
Os revestimentos de madeira do piso, das paredes sob as janelas e dos armários dos quartos foram reformados e mantidos. Já as madeiras do armário original da sala foram recuperadas e utilizadas para revestir as portas dos quartos, para que elas se camuflassem junto aos armários pré-existentes em um painel único ripado. Uma porta pivotante instalada no corredor permitiu a criação de uma suíte, isolando banheiro, escritório e quarto de casal dos demais ambientes.
Em todos os ambientes sociais e nas áreas molhadas foram instalados ladrilhos hidráulicos, a marca do escritório, que é um dos braços do ateliê de peças autorais em Brasília, a LADRILHARIA. Para os quartos e a sala, foram projetados bancos de ladrilhos sob medida, na paleta escolhida para cada ambiente.