-
Arquitetos: Coletivo Arquitetura
- Área: 336 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Efreu Quintana
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência D7-09 está localizada no litoral norte gaúcho, na cidade de Torres, no condomínio fechado Reserva das Águas. Possuí área construída de 336,86m² distribuídos em dois pavimentos. Na fachada frontal, o volume superior branco se solta do terreno, gerando leveza ao conjunto arquitetônico. Tem-se como destaque a materialidade do brise em grápia, que contrasta com as subtrações volumétricas em preto e a armação que envolve o módulo superior, na cor branco.
A premissa que norteia o projeto é integrar a casa ao terreno, visualmente possível através das aberturas presentes, sendo uma em “L” e outra em duas folhas de abrir, em posição oposta, para ventilação cruzada com aproveitamento do vento nordeste. No térreo, os ambientes sociais da residência se abrem para o pátio e para o lago. O corredor presente no projeto tem o papel de conectar, de maneira simples e ordenada, todos os ambientes de forma sutil. O volume do segundo pavimento é destinado aos dormitórios que, estrategicamente, se abrem para o lago. Neste volume se destacam os brises em grápia, que garantem privacidade e ventilação para a suíte master, mesmo quando fechados. Estes dois volumes são ligados por uma escada helicoidal em concreto armado, com degraus revestidos em mármore preto, situada no hall de entrada, envolta por esquadrias de vidro fixo, definindo a entrada da residência.
As áreas sociais externas, que estão localizadas aos fundos do terreno, junto ao lago, contam com um deck em itaúba, que está em mesmo nível ao ambiente social interno da residência, criando a conexão entre o abrigo e integrando o externo com o interno de forma tênue. O paisagismo, assinado pela empresa Larissa Gonsalves - Office Garden, tem como composição base vegetações de convívio com o clima litorâneo, tais como capim-do-Texas verde, a palmeira canariense e fênix, o podocarpo, entre outros. Este projeto paisagístico possui um conceito tropical, trazendo privacidade para os ambientes que o compõem o térreo, visto que não possui cercas ou muros. Os interiores são assinados pela designer Taisi Rocha, da Centenarte. A combinação de cores neutras junto com os detalhes em madeira e pedra da residência criam uma composição suave e aconchegante, trazendo leveza para os ambientes.