-
Arquitetos: Chan Architecture
- Área: 246 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tatjana Plitt
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um terreno longo e inclinado na Península de Mornington, Austrália, a casa McCrae Bush é uma residência inspirada em seu contexto único de mata nativa e na proximidade da Baía de Port Phillip. Localizada no ponto mais alto do terreno e na sua porção posterior, de modo a aproveitar as vistas da água e das copas das árvores, a abordagem curva da entrada foi cuidadosamente considerada no projeto que começa com a casa parecendo aninhada no interior do contexto, tornando-se gradualmente mais marcante e angular à medida que o visitante se aproxima.
A forma angular elevada do volume foi impulsionada pelo desejo do cliente de querer experimentar o local a partir de uma posição elevada entre as copas das árvores, além de criar um espaço de pé-direito duplo com uma biblioteca / área de estar no mezanino acima. As janelas externas foram localizadas com precisão para enquadrar as vistas específicas da mata circundante e as vistas da água desde a cozinha, sala de jantar e terraço ao ar livre.
As peças de ferro vermelho reciclado foram escolhidas como revestimento para a parede externa, projetada para criar um acabamento prateado natural, de modo a se misturar com as cores da mata nativa. Materiais externos, paredes e janelas também foram cuidadosamente selecionados e localizados para garantir a conformidade e durabilidade em relação aos incêndios florestais, considerando a proximidade da água salgada.
A habitação pode ser dividida em três zonas - a entrada e sala de meditação no térreo, os principais espaços de estar no primeiro andar ao norte e os quartos na parte posterior. As áreas de estar foram localizadas no primeiro andar para aproveitar as vistas, enquanto os quartos foram localizados na porção posterior para maior privacidade. A sala de meditação no andar de baixo deveria ser um espaço tranquilo e contemplativo, longe do restante da casa, com sua própria acomodação independente para os mestres zen visitantes passarem a noite.
A sustentabilidade também foi um princípio importante deste projeto, desde o uso extensivo de materiais reciclados e acabamentos naturais com baixo teor químico, até a orientação ideal para capturar o sol, vidros de alto desempenho e utilização de ventilação natural para minimizar a quantidade de aquecimento e refrigeração necessários ao longo do ano.