-
Arquitetos: Ana Smud, Camila Jalife, Daniel Zelcer
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na ampliação e restauração de um antigo galpão no bairro Palermo, na cidade de Buenos Aires.
O edifício deveria contemplar os escritórios, depósitos e espaços de exposição de uma empresa que projeta e comercializa produtos de vestuário.
Dois tipos de construção muito diferentes coexistiram na propriedade: à frente, uma casa abandonada e muito deteriorada, e atrás, um galpão que funcionava como oficina de mecânica. Entre os dois edifícios havia um pátio que fornecia luz natural e ventilação para ambos os espaços.
Preservando o pátio existente como núcleo articulador de ambas as construções, a decisão de projeto foi intervir com a melhoria do galpão existente, onde se localiza a área criativa. O espaço onde estão localizadas as áreas de produção e os depósitos da marca foi projetado na parte da frente. Esta decisão, que a princípio contradiz uma tradição tipológica, nos permitiu dar à área criativa da empresa um clima de intimidade absoluta, gerando um mundo próprio que contempla a heterogeneidade das atividades da empresa.
Os eixos centrais de desenho que estruturaram o projeto foram baseados na necessidade de que todas as salas recebessem luz natural e convivessem de alguma forma com o espaço externo, valorizando a existência e garantindo o maior espaço possível para cada programa. Com base nesta busca, um novo pátio foi criado na parte de trás do lote, deixando o galpão configurado entre dois pátios que ventilam e iluminam os programas que o delimitam. O galpão teve seus elementos internos removidos para deixar a estrutura nua à vista. Foram escolhidas cores claras para todos os espaços a fim de alcançar, junto com o revestimento espelhado na empena cega, a sensação de amplitude espacial e a maior entrada possível de luz natural.