-
Arquitetos: Mayresse Arquitetura
- Área: 413 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Cláudio Fonseca – Arch Image
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quem passa em frente à Casa do Mar, enxerga através de suas grandes janelas de vidro, uma escada helicoidal de extrema leveza. Estrategicamente posicionada sobre um espelho d’água, a escada que parece ter escorrido para formar uma obra de arte, dá as boas-vindas a quem entra na residência.
A Casa do Mar é uma residência extremamente iluminada, onde há total integração entre a área social e a área da piscina, posicionada aos fundos do terreno. Esta, com vista lateral para o mar e integrada a uma espécie de praça, área de passagem do condomínio. Na caminhada dos vizinhos até a beira mar, é possível ver por entre os vidros que envolvem o andar térreo. Volumetria pura, iluminação natural e grandes vãos e balanços são características arquitetônicas presentes na Casa do Mar.
No segundo pavimento, destaque para um C em concreto aparente, que forma a principal volumetria da residência. Este andar, que conta com 4 suítes, é envolvido por um ripado de madeira em seu exterior. Quando fechado, configura um volume em madeira, e, aberto, permite a entrada de luz natural em abundância para as suítes, através de suas grandes aberturas. Madeira, concreto e muito vidro, foram os materiais escolhidos para a criação da Casa do Mar. Em uma residência com programa de necessidades que envolve a integração total dos ambientes sociais e de lazer, a escolha por grandes aberturas que se abrem e escondendo-se dentro das paredes foi fundamental.
As esquadrias, de perfil minimalista, se encaixam dentro das paredes proporcionando amplitude e integração dos ambientes. Quando abertas, a sensação é de uma casa sem esquadrias no andar térreo, permitindo que a família viva sua casa de praia como reduto de lazer e com grande convivência. Na Casa do Mar, pisos externos e internos estão nivelados, também formatando um ambiente interno totalmente integrado ao externo. Outras características estéticas escolhidas para a área externa, também encontram-se no interior da residência, como a materialidade em pedra que confere a volumetria lateral da piscina.
A arquitetura contemporânea leve e elegante predominante no exterior da residência, abriu espaço para um projeto de interiores que segue na mesma proposta: linhas retas, aço corten, o concreto aparente que estrutura a residência, muito branco e texturas naturais como a madeira e a pedra.