-
Arquitetos: rundzwei Architekten
- Área: 1740 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Gui Rebelo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos da rundzwei completaram uma estreita lacuna em Berlim-Moabit com um edifício residencial em construção híbrida de madeira. De frente para a rua, o "iceberg" com sua fachada leve de alumínio parece urbano e despojado. O lado sul do pátio com acesso externo oferece a máxima abertura, muita luz e varandas generosas. O volume de baixo consumo de energia foi construído em grande parte com materiais recicláveis e aproveita ao máximo o pequeno terreno: Assim, 11 apartamentos de aluguel foram criados em apenas 100 m² de área útil.
Maximizando o espaço por meio da criatividade
Tanto as diferentes fachadas quanto as intervenções de planejamento para maximizar o espaço moldam a aparência do edifício residencial: do lado da rua, uma janela de sacada curva aumenta os apartamentos. No lado do pátio, Marc Dufour-Feronce e Andreas Reeg moveram o núcleo da escada e o elevador para fora, para o pátio. Isso permitiu que os arquitetos gerassem o máximo de espaço útil possível no terreno relativamente pequeno. Esta abordagem pragmática para o maior volume de construção possível sob a lei de construção é consistentemente desenvolvida arquitetonicamente nas plantas baixas e nas fachadas.
Do térreo ao 4º andar, a geometria incomum permite plantas baixas confortáveis para nove apartamentos de aluguel com 2 quartos, cada um com aproximadamente 55 m² de área útil. As áreas de cozinha, jantar e estar em estilo loft conectam as fachadas norte e sul. Com isso, ventilação cruzada e as vistas em ambas as direções são possíveis. Todos os apartamentos têm banheiros diretamente adjacentes ao quarto e uma despensa.
No quinto e sexto andares estão dois apartamentos duplex, cada um com 96 m² de área útil. Aqui, a cozinha, sala de jantar e sala de estar de frente para o pátio tem um pé-direito duplo. Todos os apartamentos são acessíveis sem degraus através do elevador. No interior todas as unidades residenciais (exceto os duplex) estão completamente livres de limites para os idosos.
Pele externa nivelada versus estrutura aberta
A fachada simétrica e estritamente quadriculada é coberta com uma pele externa quase nivelada de chapa de alumínio corrugado. Ela se estende como uma forma natural e fluida sobre a área de entrada recuada no térreo e a janela da sacada acima dela, que se curva elegantemente para fora da fachada. Todas as janelas voltadas para a rua podem ser fechadas com persianas dobráveis. A folha de alumínio em seus lados externos é perfurada para que a luz penetre pelas janelas mesmo quando elas estão fechadas e a vista do lado de fora ainda é possível.
Ao sul, o "Iceberg" mostra uma face completamente diferente: uma estrutura de andaimes aberta sustenta e encerra o núcleo da escada e o elevador voltado para o pátio, bem como as varandas alongadas na frente de todos os apartamentos. Janelas do chão ao teto permitem que o sol penetre nos quartos no inverno, enquanto no verão as superfícies contínuas das varandas protegem contra a radiação solar excessiva sem prejudicar a vista do pátio interno brilhante com suas árvores centenárias. No sótão, o extenso telhado verde proporciona um efeito refrescante durante os meses quentes do ano.