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Arquitetos: Miralles Tagliabue EMBT
- Área: 1583 m²
- Ano: 2021
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Fotografias :Marcela Grassi, Mattia Pedrazzi,
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Fabricantes: Antico Legno SRL, Audio Solutions, Bertani Legno Spa, Berti Sisto & C, Bover, Caoduro SNC, Ceramica Kronos, Cieffe Elettroimpianti, Ebanistería Loro, Filippetto Srl, Gela SRL, Idealstile.Com SRL, Idealwork SRL, Iguzzini Illuminazione SPA, Manzi Marmi, Mestriner & Piccoli, Prase, Roverati Giardini, Sinko, Stingers Illuminotecnica, +3
Descrição enviada pela equipe de projeto. RELAÇÃO COM O AMBIENTE URBANO. O complexo paroquial 'San Giacomo Apostolo' é um catalisador para a área em que está inserido, constituindo um novo centro nevrálgico capaz de criar identidade na comunidade local e promover a socialização, educação e interação na mesma. O edifício está estruturado como uma presença amigável e aberta aos habitantes, graças a uma arquitetura leve e orgânica que contrasta com a materialidade sólida e compacta da pré-existência histórica de Ferrara. O perfil esguio das árvores envolve o terreno, criando um ambiente intimista e familiar, no qual o edifício domina a cena com suas formas escultóricas, mas ao mesmo tempo dialoga com a natureza circundante graças a uma linguagem nela inspirada. Isso é exemplificado no desenho naturalista da grande praça em frente à igreja, uma extensão natural do pátio da igreja e ao mesmo tempo um lugar de encontro: um lugar de socialização e união que amplia o espaço da igreja, abrindo-o para a cidade. Situada em um eixo visual e espiritual, com a nova ponte e a cidade do outro lado do rio, o acesso é feito, entretanto, por meio de dois caminhos laterais que se unem no desenho da praça até a igreja, como dois braços abertos para a comunidade. O novo projeto inclui espaços anexos que vão oferecer serviços educativos, de encontro e recreação, bem como novos espaços multifuncionais para a escola adjacente, com os quais o complexo paroquial também dialoga formalmente por meio de um volume atento à relação ao seu entorno.
RECONHECIMENTO DO EDIFÍCIO SAGRADO. Caracterizada por volumes e formas excepcionais, a igreja é imediatamente percebida como um edifício público monumental, cuja função específica é revelada pelo uso de formas arquetípicas e um código de elementos formais que tornam inconfundível o seu caráter de edifício sagrado. A silhueta ondulante da cobertura escultórica remete à forma arquetípica da abóbada de naves românicas e góticas, cujo paralelismo, no entanto, se recompõe de forma radial, cujo centro é o altar de onde partem as abóbadas parabólicas. Da mesma maneira, o grande portal de entrada, juntamente com a soleira do pátio da igreja, marca a entrada do templo de forma muito simbólica, cujas fachadas de tijolo e gesso sublinham o caráter de montagem do espaço interior. As fachadas são de tijolo e gesso. Os tijolos foram trabalhados especificamente para apresentar uma superfície pontiaguda, que lembra o famoso Palazzo dei Diamanti em Ferrara.
PERFIL ESTÉTICO E FORMAL. A igreja, que se assemelha a um balão de ar quente repousando suavemente no chão, é uma peça arquitetônica leve e delicada que se integra ao seu contexto como um elemento aberto e permeável oferecendo seu espaço à comunidade. Rodeado por uma fileira de altas árvores que criam um espaço acolhedor e de encontro para os habitantes, o edifício é coberto por um teto suspenso e leve, que sugere uma tensão ascendente, sem esquecer sua ligação com a natureza formalizada em geometrias orgânicas. Como um sólido giratório de seção variável, a igreja desenvolve-se radialmente em torno de um ponto central ocupado pelo altar, o verdadeiro fulcro formal e espiritual do edifício, e a grande claraboia. Situado num presbitério circular, o altar é também o ponto central da igreja, em torno do qual se organizam o salão, a capela lateral, bem como o batistério e todos os espaços adjacentes. No interior, o teto abobadado de madeira, que faz alusão às naves das igrejas medievais, irradia em torno de um anel de luz que envolve uma cobertura suspensa, cuja forma lembra a concha de Santiago. Uma grande cruz de vigas em madeira sobrevoa toda a nave. As vigas, recuperadas, provêm da antiga Câmara Municipal de Ferrara, e trazem consigo uma forte e histórica relação com a cidade. Em continuidade com a igreja estão os espaços para a sacristia, a casa paroquial e a sala de reuniões para os fiéis e o pároco, enquanto um volume baixo e orgânico contém as áreas de encontro da comunidade. A partir da praça principal, o traçado do terreno dirige-se para estas áreas mais reservadas, contrastando a sociabilidade pública com uma mais familiar.
PROJETO LITÚRGICO. O acesso à paróquia é feito através de um pátio da igreja. Um portal monumental marca a entrada da igreja e do batistério, enquanto o ostensório, recuperado da igreja adjacente, é visível da entrada. O espaço litúrgico articula-se assim em torno de um altar central, situado numa plataforma circular. O assento e o ambão, ambos do altar, assim como a base da imagem da Virgem Maria, a relíquia de Santiago, o batistério e o ostentório são feitos de madeira laminada, obtida pela combinação de diferentes tipos de madeira. A sala está disposta de forma semicircular ao redor do altar com uma fileira de assentos curvos. Sua forma inusitada permite maior proximidade com os fiéis, favorecendo uma celebração coletiva. A claraboia central permite que a luz desça sobre a área do altar, alterando o efeito em diferentes momentos do dia. Uma das grandes portas leva ao batistério, que é separado e ao mesmo tempo ligado à área central do salão da igreja. O espaço do batistério é alto, vertical, presidido por uma pia batismal do século XVII. Um antigo elemento escultórico abriga as relíquias de Santiago e um nicho, dedicado à devoção, abriga uma estátua de madeira de uma Virgem do século XIV, encontrada na igreja da Santíssima Trindade, atualmente fechada ao público. Do espaço unitário da igreja acede-se à capela para o culto diário, que contém o Santíssimo Sacramento conectado à igreja mas independente, graças a um acesso externo a ela dedicado. A partir daqui pode aceder à sacristia e à casa paroquial, bem como às salas polivalentes.
BREVE DESCRIÇÃO DAS ÁREAS DA IGREJA E DO COMPLEXO PAROQUIAL. Dentro do conjunto paroquial, a Igreja, situada no local de maior destaque, é a protagonista. No interior da igreja, o altar domina a sala central, recebendo a luz da grande claraboia. A capela do culto cotidiano e o batistério mantêm uma relação visual com o altar, constituindo um espaço separado e unitário, segundo as necessidades específicas de cada momento litúrgico. O altar é feito de um bloco de pedra branca quase natural de Trani. A superfície de celebração tem uma marca única com quatro pequenas cruzes em cada canto e uma gaveta secreta onde é guardada uma relíquia. As laterais de pedra rústica lembram os momentos mais primitivos do cristianismo, quando se celebrava uma missa com objetos encontrados e onde o símbolo adquiria uma importância ainda maior. Luminárias de madeira suspensas preenchem o espaço com luz suave, projetando sombras que podem remeter à presença de anjos. O teto acústico é coberto por uma caixa de madeira com geometria curvilínea. A nova igreja paroquial de S. Giacomo está integrada no plano paisagístico de Ferrara, oferecendo uma continuidade de tradição no exterior e surpreendentes momentos de meditação no interior.