-
Arquitetos: Tuñón y Albornoz Arquitectos
- Área: 871 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Luis Asín
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa de tijolos foi construída sobre um terreno qualificado por um conjunto de pinheiros altos, que estão localizados na parte nordeste do lote, e pela proximidade silenciosa do Monte del Pardo, em seu lado norte.
O conjunto se organiza a partir da construção de três volumes independentes: o volume cúbico da casa, um bloco linear utilizado como estacionamento coberto, em cujo teto há um mirante sobre o gramado, e um pequeno gazebo coberto por uma pérgola.
Os três volumes estruturam os espaços ajardinados em quatro faixas distintas: a faixa de acesso, com a presença enigmática dos altos pinheiros, um pátio ajardinado entre a casa e o mirante, que dá acesso à casa, um grande gramado com a pérgola ao fundo, que é profusamente cercado por árvores, e a área da piscina localizada em um nível inferior do jardim, com o objetivo de garantir a privacidade dos banhistas.
O volume cúbico da casa, organizado com um sistema de três grandes aberturas por andar, se desdobra em três pavimentos: o primeiro abriga os quartos da família, o térreo abriga as áreas comuns, e o subsolo, com um grande pátio inglês arborizado, abriga dependências auxiliares. A planta quadrada da casa é estruturada com base em uma forma de cruz, que abriga as circulações verticais e horizontais, enquanto os quartos estão localizados nos quatro cantos do quadrado.
As paredes externas são feitas de tijolos artesanais na cor da areia, rejuntados com argamassa de cal, enquanto beirais e outros acabamentos são feitos de pedra berroqueña da Serra de Madri. Finalmente, os acabamentos das paredes internas são feitos de painéis de madeira de jabelga e carvalho, e o piso contínuo na cor areia é feito de cimento branco misturado com areia local.