-
Arquitetos: Rafa Zampini
- Área: 250 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Maira Acayaba
-
Fabricantes: Breton, Cremme, Desmobilia, Dpot, D´Antones Marcenaria, Hus Design, Líder, Smart Iluminação, Uniflex, Villaferg
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa da década de 60, agora ocupada por um casal, localizada no final de uma pequena e discreta vila no bairro de Moema, um pequeno oásis em meio ao caos paulistano. Projeto conduzido pelo arquiteto Rafa Zampini, passou por uma incrível renovação através da simplificação e integração dos ambientes, exploração da iluminação natural e revitalização, destacando o encanto local através de um olhar contemporâneo, carinhoso e cuidadoso.
O escritório Rafa Zampini priorizou em seu projeto o uso de poucos materiais e texturas naturais. O branco vem como cor predominante conferindo simplicidade e minimalismo, além de promover a claridade desejada através da paleta de tons claros. O cuidado com a decoração e interiores foi de mesclar móveis antigos com história dos moradores, acervo de família do casal com desenhos contemporâneos e minimalistas de novas marcenarias e design autoral desenvolvido pelo escritório de arquitetura. Além da abertura de espaços e integração de ambientes internos, outro importante trunfo do projeto de arquitetura foi o olhar integrado de paisagismo propondo a revitalização dos jardins da área externa, criação de espaço de estar externo, desafio e área de convivência com a retirada de paredes e alguns elementos que segregavam o antigo quintal, criando agora um agradável páreo interno a casa arborizado e ensolarado , respiro verde para a casa e área preferida de convívio para o casal e amigos.
O aquecimento, aconchego e a cor, usada com parcimônia, ficam por conta de objetos garimpados pela equipe de interiores e decoração: arte, esculturas e pinturas, paixão do casal. O piso original em tacos de madeira antiga, antes escondido por anos sob um carpete, foi todo restaurado e revitalizado os antigos tijolos ganharam o tom de branco que caracteriza todo o projeto. Foi ainda adicionado ao térreo um lavabo externo e vestiário anexo a nova área de serviço e lavanderia completa que atende às demandas mais atuais.
Respeitando a história da casa dos anos 60 o segundo andar sofreu intervenções pontuais mantendo o banheiro que atende aos quartos ao longo do corredor. Esse foi todo reformado e renovado com nova disposição de layouts, chuveiros maiores e cubas de piso aumentando o espaço livre. Armários por toda a casa foram planejados e desenhados pelo escritório para abrigar o novo casal de moradores na antiga casa.
O dormitório principal já de tamanho privilegiado ganha ainda mais espaço com a decisão da retirada dos armários e roupeiros que ganham um ambiente inteiro em um dos três quartos do segundo piso, com a criação de um closet completo e bem arejado. O terceiro quarto foi reservado e minuciosamente projetado para o novo morador, o bebê do casal que já estava a caminho. Como premissa do projeto de luminotécnica toda a iluminação em temperatura de cor quente completa o projeto de Arquitetura de Interiores, revitalizando e respeitando a história da casa, com intervenções planejadas conferindo um caráter de cuidado, meta sempre presente nos trabalhos da Rafa Zampini Arquitetura.