-
Arquitetos: Alberto Campo Baeza
- Área: 600 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Callejas
-
Fabricantes: La Fermu, Veraren
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma colina ao norte de Madri, com as montanhas ao fundo, em uma paisagem no horizonte distante, uma casa para a Ana.
Mais uma vez, tentamos construir a casa mais bonita do mundo.
E para captar essa paisagem panorâmica de 360º, propomos um mirante no topo da casa.
Para posicionar este mirante, construímos uma base de pedra, calcário de Campaspero, de dois andares, na qual escavamos convenientemente as aberturas para ver e conferir luz e ventilação aos ambientes.
Geometricamente nos baseamos em um quadrado de 12x12 m, dividido em nove quadrados de 4×4 m. Como se fosse um exercício de “Precis des leçons d'Architecture” de Durand. Com um certo aroma palladiano.
No térreo, aberta ao sul, uma espaçosa sala de estar protegida por um beiral luminoso onde crescerão vinhas e jasmim. A grama se estenderá até a borda da piscina. A entrada principal da casa abre-se à fachada norte. Ladeando-a, a grande cozinha e sala de jantar. No centro desse nível está localizado um hall quadrado de 4x4 m, por onde se acessará as escadas e o elevador.
No andar de cima, os quartos estão posicionados nas quatro extremidades. Três quartos idênticos com banheiro e um principal maior com closet.
Para apoiar esta construção na topografia íngreme do morro, uma base em concreto, na cor da pedra, conterá a garagem, as áreas de armazenamento e instalações.